Aspectos relativos à noção de <i>prática(s)</i> de modelagem matemática na educação matemática<br>Aspects of the notion of <i>practice(s)</i> of mathematical modeling in mathematics education

Autores

  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p92

Resumo

Este ensaio apresenta algumas considerações sobre o entendimento da noção de prática para a Modelagem Matemática na Educação Matemática. Dentre os seus objetivos estão: 1) trazer ao debate a noção de prática; 2) Relatar uma experiência vivida com a Modelagem Matemática; 3) Discutir algumas implicações sobre a Prática de Modelagem Matemática, retomando aspectos do relato. Como principais conclusões, afirmamos que a prática da modelagem não pode estar destituída de uma orientação de base paradigmática que, por sua vez, pode ser desencadeadora de uma prática mais profícua.

Biografia do Autor

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. É doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, didática da matemática, epistemologia e fenomenologia na Educação Matemática. Foi professor substituto na Unicentro, Guarapuava e Irati. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel.

Downloads

Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Artigos