Modelo de ensino/aprendizagem baseado em situações-problema: aspectos teóricos e metodológicos

Autores

  • Saddo Ag Almouloud PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p109

Resumo

Este texto é de cunho teórico-metodológico e tem por objetivo discutir, de acordo com a Teoria das Situações Didáticas, os processos de construção/escolha, análise e experimentação de situações-problema cujo objetivo é contribuir na apropriação de conhecimentos/saberes matemáticos por parte do aluno e no aprimoramento da prática docente. Focamos nosso estudo, entre outros aspectos, na noção de variável, mais especificamente de variável didática e de sua importância nestes processos. Apresentamos algumas reflexões sobre como construir/escolher, analisar e experimentar situações-problema que, a priori, permitiriam ao aluno estabelecer uma relação significativa com o saber visado, e definimos algumas etapas que norteiam os processos de construção/escolha, análise e experimentação dessas situações. Em seguida, apresentamos um exemplo de uma situação-problema e uma análise a priori desta situação. Finalizamos nosso texto, apontando as vantagens e desvantagens de um modelo de ensino apoiado em situações-problema.

Biografia do Autor

Saddo Ag Almouloud, PUC/SP

SADDO AG ALMOULOUD CONCLUIU O DOUTORADO EM MATHEMATIQUES ET APPLICATIONS - UNIVERSITE DE RENNES I EM 1992. ASSISTENTE DOUTOR - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, E ASSISTENTE DOUTOR DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRE. CONSULTOR AD HOC DA FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO , DA CAPES, BOLSISTA PESQUISADOR DE CNPq, FOI COORDENADOR DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP DE 2007 À 2009. É ATUALMENTE COORDENADOR DO REFERIDO PROGRAMA DESDE 01/08/2013. É COORDENADOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP DESDE 2006. PUBLICOU MAIS 28 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E MAIS DE 83 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 5 CAPÍTULOS DE LIVROS E 12 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 1 SOFTWARE E MAIS DE 62 ITENS DE PRODUÇÃO TÉCNICA. PARTICIPOU DE 5 EVENTOS NO EXTERIOR E MAIS DE 112 NO BRASIL. ORIENTOU MAIS 77 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ENTRE 1996 E 2013. PARTICIPOU DE MAIS DE 200 BANCAS DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES E DOUTORADOS. COORDENOU MAIS DE 5 PROJETOS DE PESQUISA. ATUALMENTE COORDENA 2 PROJETO DE PESQUISA. ATUA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, COM ENFASE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. FOI COORDENADOR DO PROGRAMA DE ESTUDO PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC-SP. COORDENA NOVAMENTE ESTE PROGRAMA DESDE AGOSTO DE 2013. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM MAIS 70 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTIFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICO-CULTURAL SÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOMETRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, DEMONSTRAÇÃO, ENSINO BÁSICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOMETRIA DINÂMICA.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos