O espaço e suas relações: a construção de um aporte teórico

Autores

  • Eliane Matheus Plaza Universidade Cruzeiro do Sul
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p207

Resumo

Este texto, recorte de nossa tese de doutorado, apresenta as contribuições do estudo teórico para o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A referida pesquisa teve como lócus o Grupo de Pesquisa Conhecimentos, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática (CCPPM), ativo no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. As discussões sobre os estudos teóricos constituíram-se em um episódio que apresenta, em especial, a participação das professoras dos anos iniciais como protagonistas condutoras de sua autoaprendizagem. Para a análise dos dados, a pesquisadora valeu-se da transcrição das gravações em áudio dos trabalhos realizados no referido Grupo. Como aporte teórico, apoiou-se nos estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e o trabalho colaborativo. Esse episódio revelou a importância do estudo teórico e das discussões acadêmicas como elemento fundamental na constituição do conhecimento docente, responsável pela promoção do desenvolvimento profissional dos professores. 

Biografia do Autor

Eliane Matheus Plaza, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul . Graduada em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco (1987). Coordenadora Pedagógica pela Secretaria Municipal da Educação (SME) da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Integrante do Grupo de Pesquisa "Conhecimentos, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática" - CCPPM da Universidade Cruzeiro do Sul.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura pela Pontificia Universidade Catolica de São Paulo (1968), graduação em Bacharelado pela Pontificia Universidade Catolica de São Paulo (1967), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Educação Matemática pela Pontificia Universidade Catolica de São Paulo (2004). Atualmente é docente pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo e professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, curriculo de matemática, ensino de matemática e anos iniciais do esnino fundamental.

 

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos