A modelagem computacional na educação infantil: teorização e possibilidade de implementação pedagógica

Autores

  • Nájela Tavares Ujiie UTFPR - UNESPAR
  • Sandra Regina Gardacho Pietrobon UTFPR - UNICENTRO/I
  • Antonio Carlos Frasson UTFPR
  • Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro UTFPR
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p259

Resumo

O artigo apresentado configura-se por um ensaio teórico voltado à prática de ensino, o qual tem como objetivo discutir a temática da modelagem computacional, promovendo aproximação com a educação infantil. Nesse sentido, para além da discussão teórica do conceito da modelagem computacional e sua aplicação, de educação infantil e suas nuances pedagógicas, cria-se no delineamento deste texto ensaio, uma seara tridimensional de manipulação e provocação, sustentada pela argumentação discursiva, visando à consumação dos preceitos alinhados, na convergência da modelagem computacional aplicada ao trabalho pedagógico com a pequena infância. Tem-se a aproximação materializada via a exploração do Banco Internacional de Objetos Educacionais, do Ministério da Educação (MEC), a partir do softwareBlocs Lógics” de Alonso, o qual traz à tona a exemplificação, partindo da área da matemática na educação infantil e dos conteúdos geométricos, tendo os blocos lógicos como objeto de modelagem didático-pedagógico.  Assim, a discussão fomentada leva a concluir que existe pertinência na associação da modelagem computacional ao trabalho pedagógico com crianças da faixa etária de 4 a 6 anos, como fonte importante de criação, construção do conhecimento e letramento matemático.

Biografia do Autor

Nájela Tavares Ujiie, UTFPR - UNESPAR

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestra em Educação (UEPG). Graduada em Pedagogia (UNESP).  Diretora do Centro de Ciências Humanas e Educação e Docente lotada no Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV).

Sandra Regina Gardacho Pietrobon, UTFPR - UNICENTRO/I

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestra em Educação (PUC-PR). Graduada em Pedagogia (UNICENTRO). Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Irati (UNICENTRO/I).

Antonio Carlos Frasson, UTFPR

Graduado em Educação Física. Mestre e Doutor em Educação (UNIMEP-SP). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), nível mestrado e doutorado. Pesquisa na área de formação de professores, educação a distância e inclusão.

Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro, UTFPR

Licenciada em Matemática.  Mestra em Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutora  em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática e do Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Sani de Carvalho Rutz da Silva, UTFPR

Licenciada em Matemática. Mestra em Matemática Aplicada e Doutora em Ciências de Materiais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática e do Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos