Teoria crítica e educação matemática centrada no estudante: buscando bases para a teoria educacional

Autores

  • Laynara dos Reis Santos Zontini Doutoranda da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa e Docente do Instituto Federal do Paraná - Campi Irati.
  • Dionísio Burak UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Estadual do Centro-Oeste.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp134

Resumo

Nesse artigo utilizamos a teoria crítica de Paulo Freire para visualizar a Educação Matemática como possibilidade de formação do sujeito, ou seja, cujo centro do ensino seja a pessoa. Para isso, procuramos articular alguns pressupostos filosóficos e epistemológicos da fenomenologia Heidegger e do existencialismo de Kierkgaard com a teoria educacional de Paulo Freire, de modo que possamos situar a centralidade do estudante no horizonte da discussão da Educação Matemática.  Seguindo um olhar qualitativo fenomenológico, trazemos uma articulação que se mostra como base para compreender a educação humanizada, centrada no ser (o estudante); e que permite olhar a matemática pela importância para a compreensão do mundo e da formação humana, situando, assim, a educação matemática nesse contexto.

Biografia do Autor

Laynara dos Reis Santos Zontini, Doutoranda da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa e Docente do Instituto Federal do Paraná - Campi Irati.

Possui graduação em matemática pela Universidade Federal do Paraná (2010) e mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, anos iniciais, educação matemática, PNAIC e pró-letramento. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Dionísio Burak, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1973), mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atualmente é rt-20 da Universidade Estadual de Ponta Grossa e professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, educação matemática, ensino e aprendizagem e ensino de matemática. Pós-Doutorado (2010) - Universidade Federal do Pará- orientadora Profª Drª Rosália Maria Ribeiro de Aragão.

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Publicado

2017-01-25