Contribuições wittgensteinianas para a realização e a leitura de entrevistas envolvendo matemática nas práticas de engenheiros

Autores

  • Rejane Siqueira Julio Universidade Federal de Alfenas.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp178

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar as contribuições de Ludwig Wittgenstein na realização e na leitura das entrevistas realizadas para o desenvolvimento da tese de doutorado “Jogos de Linguagem [matemáticos] na profissão e na formação de engenheiros”. Na tese, foram exibidas práticas de engenheiros eletrônicos da Petrobras e de profissionais ligados à formação de engenheiros e a relação delas com a matemática. Também foram problematizados alguns enunciados ouvidos com frequência nas entrevistas como, por exemplo, a matemática é a base para a engenharia. Para isso os escritos de Wittgenstein, em particular sobre jogos de linguagem, descrições, semelhanças de família e regras foram importantes por contribuir para uma ampliação de direções e sentidos no modo de ver e discutir práticas (profissionais, de formação profissional e matemáticas).

Biografia do Autor

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Mestre em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro. Professora do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas-MG.

Downloads

Publicado

2017-01-25