Filosofia, Educação e Matemática em uma relação íntima

Autores

  • Ubiratan D'Ambrosio UNICAMP - Universidade de Campinas, Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp21

Resumo

Neste trabalho abordo a Filosofia da Educação Matemática a partir de discussões sobre a natureza das disciplinas de Filosofia, Educação e Matemática, a influência mútua entre elas e a sua evolução ao longo da história cultural da humanidade. A análise é feita com base numa visão ampla e holística do conhecimento e do comportamento da espécie humana ao longo de sua evolução. O ponto de partida é o reconhecimento do fenômeno vida, caracterizado por estratégias de ação como resposta à pulsão de sobrevivência, que determina a interação entre um indivíduo, outro indivíduo e, por extensão, a sociedade e a natureza, o que é próprio a todas as espécies animais, e à pulsão de transcendência, presente unicamente nas espécies homo, que leva a buscar explicações para fatos e fenômenos e que dá origem a mitos e a suas organizações complexas, que são as religiões e as ciências, em permanente competição. A partir dessas considerações gerais apresento minha visão do que seria uma Filosofia da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Ubiratan D'Ambrosio, UNICAMP - Universidade de Campinas, Campinas, SP

Bacharel em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1954); Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1955);  Bolsista do Governo Italiano no Istituto Matemática dell’Università di Genova, Itália (1960-61); Doutor em Matemática pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1963). Tese: Superfícies generalizadas e conjuntos de perímetro finito (orientador: Jaurès P. Cecconi); Pós-doutoramento (Research Associate) no Department of Mathematics, Brown University, Providence,RI, USA (1964-65); Assistant Professor of Mathematics, State University of New York at Buffalo, USA (1965-66); Associate Professor of Mathematics, University of Rhode Island, USA (1966-68); Associate Professor of Mathematics (with tenure) e Director of Graduate Studies, State University of New York at Buffalo, USA (1968-72); Professor Titular de Matemática da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (1972 a 1993; aposentado); Diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da UNICAMP (1972-80); Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da UNICAMP (1982-1990).

Downloads

Publicado

2017-01-25