A concepção ontológica dos objetos matemáticos na teoria da objetificação

Autores

  • Severino Carlos Gomes IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-8033-2675
  • Bernadete Morey UFNR - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp216

Resumo

O presente artigo tem como objetivo destacar o fato de que nem todas as teorias contemporâneas de aprendizagem em Educação Matemática discutem a concepção ontológica de seu objeto do conhecimento, em particular, a ontologia dos entes matemáticos (números, conjuntos, funções, matrizes, vetores...). O processo de investigação se deu através da metodologia de pesquisa bibliográfica utilizando como parâmetro a emergente teoria sociocultural denominada por The Theory of Knowledge Objectification – TKO (Teoria da Objetificação do Conhecimento ou, simplesmente, Teoria da Objetificação) idealizada por Luis Radford.

Biografia do Autor

Severino Carlos Gomes, IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994). Especialista em Educação de Jovens e Adultos - CEFET/UFRN (2007). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - UFRN (2011). Doutor em Educação - UFRN (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de ensino com interesse nos seguintes temas: História da Matemática e Teorias de aprendizagem em Matemática.

Bernadete Morey, UFNR - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação e mestrado em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (UAP), Rússia. O doutorado em Educação Matemática (1987-1992) também foi feito na mesma Universidade. Atualmente coordena o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área de Educação Matemática com ênfase em História da Matemática, Etnomatemática, História e Ensino de Trigonometria e Formação de Professores de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (CCET/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (CE/UFRN). Foco de estudos e pesquisas recente: Teorias de aprendizado, com ênfase na Teoria de Objetivação Cultural (Luis Radford)

Downloads

Publicado

2017-01-25