A concepção ontológica dos objetos matemáticos na teoria da objetificação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp216Resumo
O presente artigo tem como objetivo destacar o fato de que nem todas as teorias contemporâneas de aprendizagem em Educação Matemática discutem a concepção ontológica de seu objeto do conhecimento, em particular, a ontologia dos entes matemáticos (números, conjuntos, funções, matrizes, vetores...). O processo de investigação se deu através da metodologia de pesquisa bibliográfica utilizando como parâmetro a emergente teoria sociocultural denominada por The Theory of Knowledge Objectification – TKO (Teoria da Objetificação do Conhecimento ou, simplesmente, Teoria da Objetificação) idealizada por Luis Radford.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).