Um estudo sobre a prática pedagógica de um professor de matemática

Autores

  • Adriana Barbosa Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marilena Bittar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p11

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo investigar a relação existente entre os conhecimentos adquiridos na formação inicial, sobre o tema Função, e aqueles mobilizados durante a prática pedagógica por um professor de Matemática em início de carreira. Para isso foram consideradas as vertentes da Base de Conhecimentos para o Ensino, definidas por Shulman, que estão relacionadas ao conhecimento do objeto de estudo. A Teoria Antropológica do Didático permitiu, por meio da análise das Organizações Matemáticas e Didáticas, modelar a atividade matemática desenvolvida pelo docente. As principais fontes de dados foram os protocolos de observação em classe e o livro didático utilizado em sala de aula. As análises realizadas evidenciam, dentre outros pontos, a presença de duas influências na prática pedagógica do professor: o livro didático e as práticas vivenciadas na formação inicial.

Biografia do Autor

Adriana Barbosa Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e Mestrado em Educação Matemática (2010) pela mesma instituição. Desenvolve pesquisa na área de Formação de Professores e participa das reuniões do DDMat - grupo de estudos em Didática da Matemática. É professora assistente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, atuando no curso de Licenciatura em Matemática - modalidade a distância. Atualmente é aluna regular do curso de Doutorado em Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Marilena Bittar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Didática de Disciplinas Científicas pelo Université Joseph Fourier - Grenoble I, França(1998). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Brasil.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos