Contribuições do modelo de Análise Proposicional de Conceitos (APC) para a elaboração e validação de uma sequência didática com abordagem histórico-filosófica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p26Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação acerca da construção e aplicação de uma sequência didática de trigonometria, validados por meio de um instrumento da Aprendizagem Significativa, denominado Análise Proposicional de Conceitos (APC). Dessa forma, este estudo intenta contribuir para uma abordagem histórico-filosófica e para a validação da aprendizagem de trigonometria no Ensino Médio. A sequência didática fundamenta-se na Metodologia de pesquisa denominada Engenharia Didática, aplicada aos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina – PR. Foi possível chegar a conclusão de que a abordagem construída mostrou-se eficaz para aprendizagem de trigonometria, possibilitando a manifestação dos valores cognitivos da matemática na sequência didática e sua incorporação ao conhecimento do aluno.
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