Contribuições do modelo de Análise Proposicional de Conceitos (APC) para a elaboração e validação de uma sequência didática com abordagem histórico-filosófica

Autores

  • Helenara Regina Sampaio Figueiredo SEED - PR UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ -UNOPAR
  • Irinéa de Lourdes Batista UEL - Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p26

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação acerca da construção e aplicação de uma sequência didática de trigonometria, validados por meio de um instrumento da Aprendizagem Significativa, denominado Análise Proposicional de Conceitos (APC). Dessa forma, este estudo intenta contribuir para uma abordagem histórico-filosófica e para a validação da aprendizagem de trigonometria no Ensino Médio. A sequência didática fundamenta-se na Metodologia de pesquisa denominada Engenharia Didática, aplicada aos alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina – PR. Foi possível chegar a conclusão de que a abordagem construída mostrou-se eficaz para aprendizagem de trigonometria, possibilitando a manifestação dos valores cognitivos da matemática na sequência didática e sua incorporação ao conhecimento do aluno.

Biografia do Autor

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, SEED - PR UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ -UNOPAR

Docente da Educação Básica e o Ensino Superior, Doutora em Educação Matemática.

Irinéa de Lourdes Batista, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Pesquisadora Educação Matemática.

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Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos