Pontos (in)comuns nos processos de formação de professores de matemática identificados ao longo de quase duas décadas (2000-2017)

Autores

  • Marlubia Corrêa de Paula PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL https://orcid.org/0000-0002-3646-8700
  • Caroline da Silva Petró PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL https://orcid.org/0000-0002-4313-5461
  • Alessandra Fabian Sostisso Pontifícia Universidade Católica do RS
  • Reinaldo Feio Lima Mestre. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor Assistente da área temática Educação Matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e31948

Resumo

Neste artigo foram contabilizados artigos publicados em quatro revistas eletrônicas com Qualis A-1 e B-1. Nessas revistas procurou-se quais seriam as questões (in)comuns que têm norteado os processos de formação de professores. Trata-se, assim, de uma pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, realizada por meio de busca documental e bibliográfica. O método de análise utilizado foi a meta-análise. Para esse fim, selecionou-se um total de 40 artigos, tendo sido localizados, entre estes, sete artigos de universidades da Espanha e um de Honduras. Dado o número de trabalhos selecionados, foi possível determinar o quanto as publicações de diferentes revistas apontavam, naquele momento, para diferentes ações formativas. Conclui-se que foram constatadas 30 características nos 40 artigos analisados. Alguns temas foram identificados simultaneamente em diferentes revistas, o qual referia-se ao modo como o professor se comunica em sala de aula. Políticas públicas voltadas às ações dos professores estiveram presentes numa ocorrência de dois artigos. O uso de tecnologias pelos professores em formação foi uma questão abordada em quatro dos 40 artigos selecionados. O tema apresentado numa maior frequência entre as publicações dessas revistas foi a preocupação em desenvolver conteúdos matemáticos. Essa questão foi manifestada em seis artigos (estudo sobre funções, geometria, números decimais e conjuntos numéricos na educação básica; estatística, limites e continuidades no ensino superior). Pode-se afirmar, também, que a característica da formação de professores, realizada no período referente à década de 60, onde havia uma preocupação conteudista, é ainda a maior presença, devido aos dados levantados neste artigo.

Biografia do Autor

Marlubia Corrêa de Paula, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Doutora (2018) e Mestre (2014) em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com doutorado sanduíche realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no distrito de Vila Real em Portugal no período de abril a julho de 2017. Possuo especializações em Supervisão e Administração Escolar (2008/FACEL-Curitiba-PR), Gestão e Tutoria em EAD (2009/ SENAC/RS) e Matemática Aplicada (UPF/ Passo Fundo-RS). Realizo pesquisas referentes a metodologias de pesquisa com o uso de Computer-assisted qualitative data analysis software (CAQDAS). Tenho experiências em práticas docentes no Ensino Superior (Graduação, Pós-Graduação) e na Educação Básica em relação a disciplina de Matemática, tanto no Ensino Presencial quanto na Educação a Distância (EaD).

 

Caroline da Silva Petró, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Mestre em Educação em Ciências e Matemática, pela PUCRS. Possui graduação em matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Atualmente é professora de matemática do ensino fundamental e médio no Instituto Santa Luzia - RS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática

Alessandra Fabian Sostisso, Pontifícia Universidade Católica do RS

Possui graduação em Matemática (2011) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora da Faculdade Mario Quintana. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada.

 

Reinaldo Feio Lima, Mestre. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor Assistente da área temática Educação Matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, Pará, Brasil.

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação pela UFBA (2016-2020). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012-2014). Professor Assistente B da Área Temática de Educação Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia - Campus Universitário de Santana do Araguaia (Atualmente de licença aprimoramento). Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006), Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (2010), Especialização em Estatísticas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2010), Especialização em Sabres Africanos e Afro-brasileiro na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2012). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFBA) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Matemática (UNIFESSPA). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Estatística, Materiais Curriculares Educativos e Formação de Professores que ensinam Matemática.

 

Referências

Almeida, M.G., & Fernandes, J.A. (2010) A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemática. Zetetike: Revista de Educação Matemática, v.18(34), 109-154. Recuperado de http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/2818/ 2475

Almouloud, Sado Ag. et al. (2008). Formação de professores de matemática e apreensão significativa de problemas envolvendo provas e demonstrações. Educação Matemática Pesquisa, v. 10(1), 217-246.

Baumann, A.P.P., & Bicudo, M.A.V. (2009). Características da formação de professores de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental com foco nos cursos de pedagogia e matemática. Bolema, v.22(32), [s.p.].

Cardim, V.R.C., & Grando, R.C. (2011) Saberes sobre a docência na formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 13(1),1-34.

Carneiro, V.C.G. (2008). Contribuições para a formação do professor de matemática pesquisador nos mestrados profissionalizantes na área de ensino. Bolema, v.21(29), 199-222.

Carneiro, V.C.G. (2005). Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática. Zetetike: Revista de Educação Matemática, v.13(23), 87-120. Recuperado de http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/ article/view/2458/2220

Climent, N., Romero-Cortés, J.M, Carrillo, J., Muñoz-Catalán, M.C., & Contreras, L.C. (2013). ¿Qué conocimientos y concepciones movilizan futuros maestros analizando un vídeo de aula? Relime, v. 16(1), 3-26.

Corredor, O.L.L., & Calderón, D.I. (2001). Validación y argumentación de lo matemático en el aula. Relime, v. 4(1), 5-21.

Costa, V.G., & Scriptori, C.C. (2011). Professor formador e a ludicidade no curso de licenciatura em matemática: reflexões advindas de uma pesquisa empírica. Educação Matemática Pesquisa, v. 13(1), 51-71.

Costa, V.G., & Passos, L.F. (2009). O professor formador e os desafios da formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 13(1), 597-623.

Curi, E., & Pires, C.M.C. (2008). Pesquisas sobre a formação do professor que ensina matemática por grupos de pesquisa de instituições paulistanas. Educação Matemática Pesquisa, v. 10(1), 151-189.

D’amore, B., & Martini, B. (2000). Sobre la preparación de los maestros de matemáticas. Relime, v. 3(1), 33-45.

Demo, P. (1998). Educar pela pesquisa. 3. ed. São Paulo: Autores Associados.

Duarte, A.R.S., Oliveira, M.C.de, & Pinto, N.B. (2010). A relação conhecimento matemático versus conhecimento pedagógico na formação do professor de matemática: um estudo histórico. Zetetike: Revista de Educação Matemática, v.18(33), 103-136. Recuperado de: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/2801/2465.

Fazenda, I. (2010). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez.

Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2009). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas/SP: Autores Associados.

Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2006). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas/SP: Autores Associados.

Fürkotter, M., & Morelatti, M.R.M. (2007). A articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 9(2), 319-334.

Gama, R.P., & Fiorentini, D. (2011). Formação continuada em grupos colaborativos: professores de matemática iniciantes e as aprendizagens da prática profissional. Educação Matemática Pesquisa, v. 13(1), 441-461.

García, L., Azcárate, C., & Moreno, M. (2006). Crenças, concepções e conhecimento profissional de professores que ensinam cálculo diferencial a estudantes de ciências econômicas. Relime, v. 9(1), 85-116.

Lacasta, E.; Whihelme, M.; Belletich, O. (2009). Continuent les Petits Enfants à ne pas Savoir Faire Additions? Educação Matemática Pesquisa, v. 11(2), 303-328.

Laville, C., & Dionne, J. (1999). A construção do saber. Manual de Metodologia de Pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed.

Lopes, J.A., & Araujo, E.A. (2007). O laboratório de ensino de matemática: implicações na formação de professores. Zetetike: Revista de Educação Matemática, v.15(27), 57-70. Recuperado de http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/2420/ 2182

Matheus, A.A.O., & Nacarato, A.M. (2009). As influências das políticas públicas curriculares na constituição da identidade do professor de matemática: análise de um caso. Zetetike: Revista de Educação Matemática, v. 17(n. temático), 95-122. Recuperado de http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/2575/2319

Moreira, P.C. et al. (2012). Quem quer ser professor de matemática? Zetetike: Revista de Educação Matemática, v.20(37), 11-34. Recuperado de http://www.fae.unicamp.br/ revista/index.php/zetetike/article/view/ 2850/3729

Nacarato, A.M. (2010). A formação matemática das professoras das séries iniciais: a escrita de si como prática de formação. Bolema, v. 23(37), 905-930.

Ortiz, J.J., Batanero, C., & Contreras, J.M. (2012). Conocimiento de futuros professores sobre la ideia de juego equitativo. Relime, v. 15(1), 63-91.

Pamplona, A.S. (2012). A formação estatística e pedagógica do professor de matemática. Zetetike: Revista de Educação Matemática, v. 29(37), 91-105. Recuperado de http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/view/2864/3732

Parra, H. (2005). Creencias matemáticas y la relación entre actores del contexto. Relime, v.8(1), 69-90.

Passos, C.L.B., Oliveira, R.M.M.A., & Souza, R.D. (2009). Analisando a base de conhecimento para o ensino: a conexão entre histórias infantis e matemática na formação continuada de professores. Educação Matemática Pesquisa, v. 13(1), 624-645.

Passos, M.M., Nardi, R., & Arruda, S.M. (2009). A formação do professor e seus sentidos em 23 anos do Bolema: 1985-2007. Bolema, v. 22(34), 209-236.

Pérez, L.D.M. (1998). Modelos para la representación y procesamiento del conocimiento pedagógico em tutoriales inteligente. Relime, v. 1(2), 51-52.

Ponte, J.P.M., & Viseu, F. (2012). A formação do professor de matemática apoiada pelas TIC no seu estágio pedagógico. Bolema, v. 26(42), 329-357.

Rehder, J.G., & Passos, L.F. (2007). O ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática. Bolema, v. 20(27), [s.p.].

Reis, M.E.T., & Fiorentini, D. (2009). Formação profissional de professores de matemática em serviço e políticas públicas. Zetetike: Revista de Educação Matemática, v.17(n. temático), 123-150. Recuperado de http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/article/ view/2576/2320

Ribeiro, C.M. (2009). Conhecimento matemático para ensinar: uma experiência de formação de professores no caso da multiplicação de decimais. Bolema, v. 19(26), 1-26, 21.

Ribeiro, M.C., & Carrillo, J.M.R. (2012). Cognições e tipo de comunicação do professor de matemática: exemplificação de um modelo de análise num episódio dividido. Relime, v. 15(1), 93-121.

Richit, A. (2006). A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Bolema, v. 19(25), 1-7.

Richit, A., & Maltempi, M.V. (2010). Desafios e possibilidades do trabalho com projetos e com tecnologias na licenciatura em matemática. Zetetike: Revista de Educação Matemática, v.18(33), 15-42. Recuperado de http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/ article/view/2796/2460.

Rodrigues, C.G. (2010). Em que a filosofia da diferença e a arte contemporânea podem servir à formação de professores de matemática? Zetetike: Revista de Educação Matemática, v.18(n. temático), 245-256. Recuperado de http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/ zetetike/article/view/2834/2491

Rodrigues, C. (2009). A abordagem processual no estudo da tradução: uma meta-análise qualitativa. Cadernos de Tradução, v. 2(10).

Rosenthal, R. (1995). Writing meta-analytic reviews. Psychological Bulletin, v.118(2), 183-192.

Rossini, R. (2007). Evolução das organizações matemáticas e didáticas construídas em torno do conceito de função em uma formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, v. 9(2), 205-247.

Sanhueza, S., Penalva, M.C., & Fritz, M. (2013). Identidades y competencias profesionales de estudiantes para maestro de la educación infantil relativas a la enseñanza de la geometría. Relime, v. 16(1), 99-125.

Serrazina, L. (1999). Reflexão, conhecimento e práticas letivas em matemática num contexto de reforma curricular no 1º ciclo. Quadrante, (8), 139-168.

Silver, E. (2008). Formação de professores de matemática: desafios e direções. Bolema, v. 19(26), 1-24.

Tardif, M.(2003). Saberes Docentes e Formação Profissional. Pretópolis: Vozes.

Thompson, A. (1992). Teachers’ beliefs and conceptions: a synthesis of the research. In D.A. Grouws, (Ed.), Handbook of research on mathematics teaching and learning. (pp.127-146). New York: Macmillan.

Vasconcellos, M., & Bitar, M. (2007). A formação do professor para o ensino de matemática na educação infantil e nos anos iniciais: uma análise da produção dos eventos da área. Educação Matemática Pesquisa, v. 9(2), 275-292.

Vázquez, M.S., Astudillo, M.T.G., & Esteban, C.L. (2000). Concepciones de los alumnos de bachillerato y curso de orientación universitaria sobre limite funcional y continuidad. Relime, v. 3(1), 71-85.

Viol, J.F. (2009). Conhecimento matemático para ensinar: uma experiência de formação de professores no caso da multiplicação de decimais. Bolema, v. 22(32), 241-246.

Wolf, F.M. (1986). Meta-analysis: quantitative methods for research synthesis. Newbury Park, CA: Sage.

Downloads

Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Artigos