Pontos (in)comuns nos processos de formação de professores de matemática identificados ao longo de quase duas décadas (2000-2017)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e31948Resumo
Neste artigo foram contabilizados artigos publicados em quatro revistas eletrônicas com Qualis A-1 e B-1. Nessas revistas procurou-se quais seriam as questões (in)comuns que têm norteado os processos de formação de professores. Trata-se, assim, de uma pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, realizada por meio de busca documental e bibliográfica. O método de análise utilizado foi a meta-análise. Para esse fim, selecionou-se um total de 40 artigos, tendo sido localizados, entre estes, sete artigos de universidades da Espanha e um de Honduras. Dado o número de trabalhos selecionados, foi possível determinar o quanto as publicações de diferentes revistas apontavam, naquele momento, para diferentes ações formativas. Conclui-se que foram constatadas 30 características nos 40 artigos analisados. Alguns temas foram identificados simultaneamente em diferentes revistas, o qual referia-se ao modo como o professor se comunica em sala de aula. Políticas públicas voltadas às ações dos professores estiveram presentes numa ocorrência de dois artigos. O uso de tecnologias pelos professores em formação foi uma questão abordada em quatro dos 40 artigos selecionados. O tema apresentado numa maior frequência entre as publicações dessas revistas foi a preocupação em desenvolver conteúdos matemáticos. Essa questão foi manifestada em seis artigos (estudo sobre funções, geometria, números decimais e conjuntos numéricos na educação básica; estatística, limites e continuidades no ensino superior). Pode-se afirmar, também, que a característica da formação de professores, realizada no período referente à década de 60, onde havia uma preocupação conteudista, é ainda a maior presença, devido aos dados levantados neste artigo.
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