Estratégias de alunos na utilização de objetos de aprendizagem na lousa digital num trabalho com álgebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e58860

Resumo

O presente estudo investigou as estratégias dos alunos na utilização de um objeto de aprendizagem (OA) chamado Balanza Algebraica na lousa digital (LD) e as relacionou com as estratégias utilizadas na resolução de problemas, com lápis e papel, que envolviam a resolução de equações do primeiro grau. A exploração das formas de resolução quando do uso de lápis e papel foram buscadas na literatura, enquanto os dados sobre as formas de resolução da LD foram levantados em pesquisa de campo, realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular de Curitiba – PR. Os resultados obtidos revelaram que nos dois casos há diferenças significativas. Quando os alunos trabalharam com o OA na LD houve a presença da interação e da interatividade e as estratégias são mais próximas de procedimentos algébricos, se comparadas às utilizadas quando resolvem os problemas com lápis e papel, nos quais se observou a predominância de procedimentos numéricos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Kalinke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Matemática – UTFPR Curitiba

Programa de Pós-gradução em Educação em Ciências e em Matemática - UFPR

Programa de Pós-gradução em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – UTFPR

Líder do Grupo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação Matemática - GPTEM

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8579058312261603

Bruna Derossi, PPGECM - Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação Matemática pelo PPGECM/UFPR.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6190629873006779

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Matemática – UTFPR Curitiba

Programa de Pós-gradução em Educação em Ciências e em Matemática - UFPR

Programa de Pós-gradução em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – UTFPR

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1382294405333452

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Programa de Pós-gradução em Educação em Ciências e em Matemática - UFPR

Programa de Pós-gradução em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – UTFPR

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7243162229308335

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Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Artigos