Conhecimentos de professores de Matemática para o ensino de noções relativas à Estatística na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62757

Resumo

Este texto tem o propósito de apresentar um estudo cuja finalidade foi investigar os conhecimentos de um grupo de professores de Matemática para ensinar conceitos concernentes à Estatística na Educação Básica e as concepções desses docentes sobre esse ensino. Esta investigação, que envolveu 16 professores do 6º ao 9º do Ensino Fundamental da rede municipal de uma cidade do litoral de São Paulo, precedeu uma formação continuada desse grupo. Os dados foram obtidos por meio de questionários e entrevistas. Para a análise dos dados, relativamente aos conhecimentos que deveriam ser de domínio do professor, foram consideradas categorias discutidas por Shulman (1986). Quanto ao ensino de Estatística, este estudo está referenciado em Gal (2005) e em Batanero & Godino (2005). Em relação às concepções de professores sobre o ensino de Estatística, adotou-se o significado de Concepção atribuído por Ponte (1992). As respostas dos professores revelaram certa inconsistência em relação ao domínio de conhecimentos de noções relativas à Estatística. Quanto às concepções sobre o ensino desse tema, os docentes demonstraram certo ceticismo em relação à necessidade e inclusão desse tema em todos os anos do Ensino Fundamental, devido à extensão dos conteúdos que devem ensinar e a não-importância que atribuem a esse tema.

Biografia do Autor

Ruy César Pietropaolo, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Matemática - UNIAN/SP

CV: http://lattes.cnpq.br/2747970094543043

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN/SP)

Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Marta Élid Amorim, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo. Pós doutoranda por essa mesma universidade. Professora do Departamento de Matemática/Campus Prof. Alberto Carvalho Universidade Federal de Sergipe - UFS

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5909-6228 CV: http://lattes.cnpq.br/0321578738279819

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística