Mapeamento do uso do geoGebra no ensino de estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62800

Resumo

Neste artigo apresenta-se um levantamento de dados obtido no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), disponíveis através de documentos de origem da Plataforma Sucupira de 2013 a março de 2019. Este mapeamento refere-se à produção de dissertações e teses com foco no ensino da Estatística com o uso do software GeoGebra no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Utilizando a palavra “Geogebra”, foram encontrados 1030 registros e, após refinar a busca, usando operadores booleanos com o descritor “GeoGebra AND (Estatística OR Probabilidade)”, o número diminuiu para 657 registros, dos quais somente 16 trabalhos, relacionavam, em seu resumo, a pesquisa com o ensino de Estatística ou Probabilidade. Como resultado, constatou-se existirem poucas pesquisas de mestrado e somente uma de doutorado voltada para o uso do software GeoGebra no ensino de Estatística, embora a aplicação do software no estudo de funções e geometria tenha sido foco na maioria dos 1030 trabalhos analisados.

Biografia do Autor

Fernando Gonzales Tavares, Universidade Cruzeiro do Sul

Bacharel em Matemática, Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior, Aperfeiçoamento em Tópicos de Estatística, Mestre em Engenharia Mecânica e Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática.

 

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cidade de São Paulo: Sao Paulo, SP Universidade Cruzeiro do Sul: Sao Paulo, SP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Taubaté (1985), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003), na área de concentração de Educação Matemática. Durante o doutorado, com financiamento pela FAPESP, realizou estágios de pesquisa nas Universidades de Granada e Lisboa. Atualmente é professora titular do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e professora colaboradora voluntária do LEM/IMECC da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática, ensino e aprendizagem de estatística e probabilidade, formação inicial e continua de professores, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, curriculo de matemática, livro didático, leitura e escrita em matemática.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística