Professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais: educação matemática nos cursos de pedagogia<br>Teachers who will teach mathematics in the early years: mathematics education courses in pedagogy

Autores

  • Claudionor Renato da Silva UNESP/FCL Campus Araraquara; Universidade Federal de São João Del Rei (NEAD); ITES Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior
  • Sarah Larissa Magrini Alves ITES Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior
  • Isabela F. Dantas de Miranda ITES Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p266

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a formação de professores em cursos de pedagogia: professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais. Segundo pesquisas, um dos fatores que demarcam concepções e práticas futuras é a trajetória escolar com a disciplina matemática. Com a aplicação de uma narrativa, a partir de questões abertas, foram analisados 6 relatos, em uma turma de formandos, de uma faculdade do interior paulista. Os resultados apontam que o histórico escolar, geralmente negativo, em relação à disciplina de matemática, contribui para alguns entraves à disciplina metodológica na graduação. Contudo, as respostas sobre o “tipo de professor que quero ser” indicam, como conclusão, que a formação inicial, na interligação de disciplinas, como a Didática e os Estágios Supervisionados, com a Metodologia da Matemática contribuem para a superação das trajetórias descritas como negativas. Como encaminhamentos indicam-se para a disciplina metodológica matemática nos cursos de formação em pedagogia: (1) o ensino de conteúdos conceituais matemáticos em aprofundamento; (2) cursos de nivelamento em Matemática Elementar; (3) Estágios supervisionados em aulas de matemática nos anos iniciais, atrelado às perspectivas de pesquisa e extensão, compartilhando vivências com professores experientes, titulares da sala.

Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva, UNESP/FCL Campus Araraquara; Universidade Federal de São João Del Rei (NEAD); ITES Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior

Pedagogo. Professor de Educação Infantil e EJA. Licenciando em Matemática na UFSJ/NEAD. Mestre Educação (Educação em Ciências e Matemática/ UFSCa). Docente do ITES Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior, Curso de Pedagogia. Líder do GepEMP/ITES: Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Matemática na formação em Pedagogia.

Sarah Larissa Magrini Alves, ITES Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior

Graduanda em Pedagogia. Professora de Educação Infantil.

Isabela F. Dantas de Miranda, ITES Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior

Graduanda em Pedagogia.

Downloads

Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Artigos