Crises e Incompletudes, Multi-histórias Matemáticas

Autores

  • Isabel L. Cafezeiro Instituto de Computação da UFF - Universidade Federal Fluminense
  • Ricardo Kubrusly UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ivan da Costa Marques UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Narrira Lemos de Souza Universidade Federal de Goiás
  • Sicleidi Valente dos Santos Britto Mestranda na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro e Docente da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp162

Resumo

Este texto considera episódios referidos como crises da matemática e, seguindo também os cantos da Ilíada e suas narrações de crises, aborda a compreensão de conceitos matemáticos sob pontos de vista diversos. A partir daí, questiona a abordagem da matemática como uma história única e linear, e argumenta pela abordagem de multi-histórias, ou seja, a convivência de reconstruções mesmo que conflitantes, tendo em vista que cada reconstrução traz, além das concepções históricas e matemáticas da época considerada, as concepções vigentes no tempo-espaço do relato. O conjunto destas multi-histórias ampliam as possibilidades de compreensão de conceitos porque deixam à vista uma rede de relacionamentos que participam das formulações e conceitos matemáticos.

Biografia do Autor

Isabel L. Cafezeiro, Instituto de Computação da UFF - Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ. É professora associada IV da Universidade Federal Fluminense, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, da UFRJ. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Semântica de Programas, focando principalmente nos seguintes temas: linguagens de programação e especificação formal de sistemas. Atua na área de Sistemas de Informação focando principalmente nos seguintes temas: Computação e Sociedade e Abordagens Sociotécnicas em Sistemas de Informação. Atua na área de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, focando principalmente a História da Computabilidade e investigações sobre o trabalho acadêmico. Atua em ensino de graduação na Universidade Federal Fluminense desde 1994 e coordena projetos de extensão desde 2005. Participou do processo de concepção e implantação do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal Fluminense, do qual foi vice-coordenadora por seis anos. É sócia fundadora e membro do comitê consultor da Associação Brasileira de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESOCITE.BR). É sócia das seguintes entidades: Associação Nacional de História (ANPUH), CiE (Computability in Europe), SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

Ricardo Kubrusly, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Poeta e matemático, possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), doutorado em Ciências - University of Texas at Austin (1981) e Pós-doutorado em Purdue University (1990). Professor titular do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, vem atuando na área de História e Filosofia das Ciências, com ênfase em Matemática, principalmente nos seguintes temas: Cantor, Gödel, infinito matemático, ensino e tecnologia.

Ivan da Costa Marques, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1967), e obteve mestrado (1970) e doutorado (1973) em Electrical Engineering and Computer Science em Berkeley, Universidade da Califórnia. Ao voltar ao Brasil retomou suas atividades como professor-pesquisador da COPPE e do NCE/UFRJ, do qual foi diretor em 1976. Foi Coordenador de Política Industrial-Tecnológica da CAPRE e Diretor Técnico da Digibrás (órgãos do Ministério do Planejamento) de 1977 a 1980. De 1981 até julho de 1986 foi o maior acionista e dirigiu a empresa privada fabricante de terminais e outros produtos de informática no Rio de Janeiro (Embracomp - EBC) e de agosto 1986 a julho de 1990, foi diretor-presidente da fabricante estatal de computadores COBRA S.A. Durante duas décadas obteve experiência na área de economia e engenharia de produção, com ênfase em Economia da Tecnologia. Procurou ser ativo técnica e politicamente no cenário brasileiro, atuando principalmente em questões vinculadas ao desenvolvimento tecnológico, educação, divisão internacional do trabalho e indústria de computadores. De agosto de1990 a julho de 1992 esteve como visiting scholar no Historical Studies Committee da New School for Social Research, Nova York, NY, EUA, concentrando-se em história das ciências e das tecnologias. Em 1995 voltou à UFRJ como professor-pesquisador 40h-DE, atuando no Programa de Pós-Graduação de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE). Desde então tem se dedicado ao desenvolvimento dos Estudos CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no Brasil. Integra o Conselho Editorial da Editora Fabrefactum, faz parte do comitê editorial e atua como parecerista ad hoc em diversas revistas acadêmicas especializadas. Em 2002 fundou coletivamente o grupo de pesquisa NECSO (CNPq). Em 2009 foi fundador e eleito em 2011 primeiro presidente da ESOCITE.BR (Associação Brasileira de Estudos Sociais de Ciências e Tecnologias), reeleito em 2013 e 2015. Membro do Conselho e vice-presidente da SBHC - Sociedade Brasileira de História das Ciências de 2009 a 2014. Teve aprovada em 10/06/2015 pela Comissão de Avaliação (Resolução 08 do CONSUNI/UFRJ) a promoção para Professor Titular. Aposentado em 01/12/2014 como Professor Associado IV. Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ de julho 2015 a maio 2016.

Narrira Lemos de Souza, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2012) e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2015).

Sicleidi Valente dos Santos Britto, Mestranda na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro e Docente da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursando o Mestrado em História das ciências, tecnologia e epistemologia na UFRJ. Trabalha como professora de Matemática na prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e no Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2017-01-25