Compreensões Filosóficas para Uma Alternativa do Pensamento Geométrico

Autores

  • Adlai Ralph Detoni UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora
  • José Milton Lopes Pinheiro Doutorando da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp232

Resumo

Buscamos aqui abrir em compreensões o cenário que comporta diversidade de geometrias, dizendo de suas origens junto à Geometria das Transformações. Tomada a geometria euclidiana como elementar, outras geometrias com base nela, ou nas que a sucederam, foram se constituindo mediante estudo de movimentos - dentre os quais o deslocamento e a projeção - que compreendem novas formas de conceber significados geométricos e, com efeito, novas geometrias. O movimento nessas constituições fez-se significativo, e, com base em suas potencialidades epistemológicas, articulamos, também, um ensaio para compreender a chamada Geometria Dinâmica, assim descrita por ser concebida em software que potencializam o movimento. Questionamos: há tratamentos geométricos mais afins que outros para ganhar ambiente em telas computacionais para software gráficos abertos? Valemo-nos da literatura para compreender as geometrias institucionalizadas; entendemo-las como potencialmente geradoras de outras geometrias. Essa busca permitiu-nos articulações que sustentam compreensões em torno de nossa pesquisa: o dinamismo potencialmente transformador que subjaz geometrias também pode transformar os modos de estar com elas, bem como o de tratá-las em sala de aula. Isso sugere variações epistemológicas e metodológicas na pedagogia escolar, o que permite, também, a projeção de múltiplas pedagogias geométricas, tais quais as que contemplam os software, abrindo possibilidades aos currículos escolares.

Biografia do Autor

Adlai Ralph Detoni, UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985), graduação em Licenciatura Em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1983), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor associado de matemática - UFJF. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino de geometria, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, filosofia educação matemática, desenho, fenomenologia e filosofia epistemologia representação gráfica e EaD.

José Milton Lopes Pinheiro, Doutorando da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2011), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013), e atualmente cursa o Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), campus Rio Claro/SP. Leciona para os níveis: fundamental, médio e superior. 

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Publicado

2017-01-25