Comunicação no Ciberespaço: diálogos acerca de Matemática

Autores

  • Rosa Monteiro Paulo UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Miliam Juliana Alves Ferreira UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp256

Resumo

Neste texto explicitamos compreensões acerca da comunicação que se dá no ciberespaço. Tal compreensão foi propiciada por uma pesquisa de mestrado desenvolvida pela segunda autora deste texto com orientação da primeira autora. Questionamos, na pesquisa, as possibilidades do ciberespaço como espaço comunicativo, acompanhando comunidades virtuais do Facebook e do Orkut que discutem Matemática. Focamos os modos de expressão dos participantes procurando esclarecer como a comunicação acerca da Matemática se dá no ciberespaço. A comunicação e expressão são tematizadas à luz das ideias de Merleau-Ponty e o ciberespaço é assumido como nas pesquisas de Bicudo e Rosa. A postura fenomenológica orienta os caminhos da pesquisa e a interpretação dos dados desvela, dentre outros aspectos, que o ciberespaço é aberto à comunicação e possibilita modos de expressão pela fala, por meio de imagem e pela linguagem matemática. A expressão pela fala é discutida neste texto mostrando que o diálogo entre os sujeitos é possível quando se considera a abertura ao ouvir.

Biografia do Autor

Rosa Monteiro Paulo, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - 1984). Possui mestrado (2001) e doutorado (2006) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Rio Claro. Atualmente é professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro. Professora do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, UNESP. Atua na Licenciatura em Matemática, principalmente, com as disciplinas de Geometria Euclidiana, Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado, Tendências em Educação Matemática e Metodologia de Pesquisa Cientifica. É pesquisadora do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, pesquisadora e vice-coordenadora do grupo de pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática, vinculado à UNESP/Rio Claro, com projeto cadastrado e aprovado pelo CNPq.

Miliam Juliana Alves Ferreira, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui Mestrado em Educação Matemática - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Rio Claro. (2014). Possui Licenciatura em Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Guaratinguetá. (2012). Atualmente é Doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Rio Claro. Bolsista CAPES. É pesquisadora/membro do Grupo de Pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática (FEM), coordenado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Profa. Dra. Rosa Monteiro Paulo, vinculado à UNESP/Rio Claro, com projeto cadastrado e aprovado pelo CNPq.

 

Downloads

Publicado

2017-01-25