A Hermenêutica em Educação Matemática: Compreensões e Possibilidade

Autores

  • Fabiane Mondini UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Guaratinguetá
  • Luciane Ferreira Mocrosky Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e em Matemática da UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Maria Aparecida Viggiani Bicudo UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp317

Resumo

Neste artigo apresentamos compreensões sobre a hermenêutica filosófica, apontando-a enquanto uma teoria universal, por ser abrangente, não particularizada, crítica e presente desde os primórdios da filosofia ocidental, quando mencionada em Aristóteles, por exemplo. Nossa intenção é tomar as discussões ocorridas no grupo de trabalho de filosofia, no V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática e conduzir a discussão para um horizonte que abra clareiras, não colocando em julgamento linhas de trabalhos e, muito menos, arbitrando sobre ‘hermenêuticas’ supostamente contrárias à fenomenologia heideggeriana e gadameriana. Assumimos, assim, o compromisso de trazer novamente em debate ‘possibilidades’ de se efetuar um trabalho hermenêutico, expondo compreensões que possibilitem aprofundar as discussões havidas, ‘des-velando’ contribuições possíveis para a investigação e prática pedagógica em Educação Matemática.

Biografia do Autor

Fabiane Mondini, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Guaratinguetá

Possui graduação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Ere (2003), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente com Educação Matemática.

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e em Matemática da UFPR - Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(2010) . Atualmente é professora Titular da Carreira EBTT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e em Matemática da Universidade Federal do Paraná . Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem da Matemática , Formação de Professores e Educação Profissional. É membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Fenomenologia em Educação Matemática (FEM), Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf) e Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e do Grupo de Estudos (GPTEM).

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1963), graduação em Pedagogia Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Educação Orientação Educacional pela Universidade de São Paulo (1964) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1973). Livre-docente em Filosofia da Educação, UNESP-Araraquara, 1978. Professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 1988. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, fenomenologia, educação e filosofia da educação matemática. Research Fellow na University of California, Berkeley, Professora convidada da Facoltà di filosofia dellUniversità Lateranense di Roma, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, campus de Rio Claro, foi coordenadora e vice-coordenadora do PGEM da UNESP, coeditora do Boletim de Educação Matemática, Pró-Reitora de Graduação da UNESP de 1993 a 2001, Membro do CA-CNPq de 2011 a 2014. Presidente da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos www.sepq.org.br

 

Downloads

Publicado

2017-01-25