Dos conteúdos de ensino à dinâmica do conhecimento: uma aventura pedagógica na “Floresta Matemática”

Autores

  • José Carlos Cifuentes UFPR - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp47

Resumo

Este artigo visa propor uma abordagem dos “conteúdos matemáticos” nas licenciaturas para desenvolver o que chamaremos o seu ‘sentido pedagógico’. Isto se consegue aprimorando a sensibilidade sobre formas do pensamento matemático que não se reduzem a técnicas e algoritmos, que não se reduzem à lógica do processo matemático, mas que são importantes para uma “boa” formação matemática de um professor; e também através de uma visão diferente da história da matemática, a sua “historicidade”, que com seu caráter epistemológico põe em evidência a dinamicidade do conhecimento matemático.

Biografia do Autor

José Carlos Cifuentes, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Matemática pela Universidad Nacional de Ingeniería (Lima-Peru, 1982), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná e participa da Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática da mesma universidade. Tem experiência nas áreas de Matemática e de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica matemática e suas aplicações à matemática, epistemologia e estética da matemática e da modelagem matemática, e métodos de construção do conhecimento matemático, especialmente o método de analogia.

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Publicado

2017-01-25