O desenvolvimento do pensamento pré-algébrico: uma atividade planejada para alunos dos anos iniciais

Autores

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade Vale do Taquari - Univates
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade Vale do Taquari - Univates
  • Ieda Maria Giongo Universidade Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p310

Resumo

O presente artigo tem como propósito apresentar resultados de uma prática em que foram problematizadas questões que contemplam a segunda concepção da álgebra conforme descrita por Usiskin (1995). O desenvolvimento das atividades envolveu docentes dos Anos Iniciais, em seis cidades localizadas no Vale do Taquari, interior do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características de estudo de caso. Além de analisados e descritos por atividade, os dados foram gerados por meio de materiais contemplando as respostas dos docentes, gravações, fotografias. Os resultados apontam que: a) na resolução dos problemas, os docentes utilizaram diferentes estratégias; entre elas, desenhos, escritas, esquemas, cálculos usando a aritmética; b) alguns docentes, inicialmente, resolveram as questões na forma algébrica em detrimento do uso do material didático manipulável disponibilizado; c) as atividades algébricas contemplando a segunda concepção de Usiskin (1995) podem ser exploradas com alunos dos Anos Iniciais, concebendo ideias de pensamento pré-algébrico. 

Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua na Universidade Vale do Taquari - Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias. Atua na formação de professores e integra o grupo de pesquisa Práticas, Ensino e Currículos. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora institucional da pesquisa.

Marli Teresinha Quartieri, Universidade Vale do Taquari - Univates

Doutora em Educação pela Unisinos. Professora da Univates, Lajeado, RS, Brasil.

Ieda Maria Giongo, Universidade Vale do Taquari - Univates

Doutora em Educação pela Unisinos. Professora da Univates, Lajeado, RS, Brasil.

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Relatos de Experiências