A Teoria APOS nas teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação Matemática ou Ensino de Ciências e Matemática

Autores

  • Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias Professora do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DEMEI) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). http://orcid.org/0000-0003-2853-1965
  • João Cláudio Brandemberg Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-8848-3550

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e58229

Resumo

Apresentamos nesse artigo um levantamento das teses e dissertações defendidas no Brasil que tiveram a Teoria APOS como suporte teórico. Para tanto, buscamos no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) trabalhos que contemplassem a referida teoria em sua fundamentação teórica. O termo ‘Teoria APOS’ foi definido como chave de pesquisa, de maneira que consideramos os trabalhos desenvolvidos em Programas de Pós-Graduação vinculados à área de Educação Matemática ou Ensino de Ciências e Matemática. Nessas condições, observamos que 8 dissertações e 3 teses foram defendidas no período de 2010 a 2017.  Evidenciamos que tais pesquisas foram realizadas em três instituições, sendo uma delas localizada na região sudeste, e as outras duas, na região sul do país. Os objetos de pesquisa desses trabalhos foram pautados, principalmente, na concepção de estudantes acerca de determinados conhecimentos matemáticos sob o ponto de vista da teoria APOS.

 

Biografia do Autor

Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, Professora do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DEMEI) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2013/2018), com área de concentração em Educação Matemática. Tem se dedicado aos estudos sobre Pensamento Matemático Avançado, Imagem e Definição Conceitual, Teoria APOS e suas implicações, especialmente, no âmbito do Cálculo. Tem experiência de docência no ensino superior e Ensino Fundamental Bilíngue. Atualmente é professora do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (DEMEI) na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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João Cláudio Brandemberg, Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas Universidade Federal do Pará

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará(1992), mestrado em Matematica pela Universidade Federal do Pará(1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2009). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Pará.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação, Pensamento matemático avançado, Imagem conceitual, História da Matemática, Ensino de Álgebra.

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Referências

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Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Artigos