A Resolução De Problemas no ensino de estatística no Ensino Fundamental: contribuições da Teoria Antropológica do Didático e a Equivalência de Estímulos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62433

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar a fundamentação teórica utilizada para a criação de problemas no processo ensino e aprendizagem de conteúdos estatísticos do 1° ano do Ensino Fundamental, seguindo os princípios da Teoria Antropológica do Didático – TAD, na organização praxeológica didática e matemática (Estatística) e a Equivalência de Estímulos, para elaborar pequenas unidades de ensino, descrevendo um repertório simples a ser ensinado e progressivamente ir aumentando a complexidade. Na equivalência de estímulos apresentamos uma proposta para a fase de pré-teste considerando que o critério para avançar será de 100%, ou seja, o aluno somente passará para a fase de ensino e teste de discriminações condicionais se acertar a todos os problemas propostos nessa fase. Também utilizaremos os princípios da Teoria Antropológica do Didático – TAD na organização praxeológica didática e matemática (Estatística), constituída de uma sequência de tarefas, que podem ser realizadas utilizando diversas técnicas justificadas pela tecnologia que se utiliza de teorias relacionadas à Estatística como objeto de estudo. Partindo desses pressupostos trazemos a elaboração de subtarefas abordando a necessidade da apreensão da nomenclatura e representação visual para tabela e a leitura de tabelas de colunas simples e coleta e organização de informações sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Acreditamos que utilizar a resolução de problemas como metodologia de ensino constitui-se uma forma interessante de apresentar conceitos básicos da Estatística, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções.

 

 

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor associado do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade federal do ABC - UFABC. É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística e Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. É coordenador dos seguintes projetos de pesquisa: A utilização da metodologia de resolução de problemas no ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória na Educação Básica e Avaliação das atitudes em relação ao ensino de Estatística de alunos do Bacharelado em Ciências e Tecnologia - BCT da disciplina de Introdução à Probabilidade e Estatística - IPE da Universidade Federal do ABC - UFABC. O foco dos trabalhos relaciona-se com as concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade, Estatística e Matemática, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, jogos pedagógicos, tecnologias digitais contribuindo para o ensino e a história do ensino de Estatística. http://lattes.cnpq.br/6829518369917635

Nilceia Datori Barbosa, Universidade Federal do ABC

Como mestranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC ? UFABC - investiga o Ensino de Probabilidade e Estatística nos anos inicias do Ensino Fundamental. Possui curso de pós-graduação Lato Sensu em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC ? UFABC ? e em Ensino Lúdico e Educação Infantil, ambas pela Faculdade de Educação São Luís Jaboticabal - FESL. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Conchas/SP e em Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN. Possui habilitação plena em Piano pelo Conservatório Musical Heitor Villa Lobos/SP e curso técnico com habilitação específica de Magistério ? CEFAM. Com relação à área profissional, desde 2013 atua como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Rede Municipal de Santo André/SP. http://lattes.cnpq.br/6325752362806650

Natália Galvão Simão de Souza, Universidade Federal do ABC

Mestranda do programa de pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC. Graduada no curso de Licenciatura em Matemática da UNESP - Universidade Estadual Paulista. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Foi bolsista no projeto Videogames In One Mouse Per Child, Latin American and Caribbean Collaborative ICT Research. Premiada com os prêmios de Excelência Acadêmica e Mérito Acadêmico da 9ª turma de Licenciatura em Matemática. Participa do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática da UFABC. http://lattes.cnpq.br/0176339173271378

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística