Problemas de estrutura aditiva: análise da resolução de alunos de 3ª série do ensino fundamental

Autores

  • Sheila Denize Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p5

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral analisar a resolução de problemas de estrutura aditiva de alunos de 3a séries do ensino fundamental, visando identificar que tipos de problemas apresentam dificuldades para os alunos. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos de duas escolas particulares e uma escola pública de Campo Grande/M.S. Verificouse que o grau de dificuldade passou a ser maior quando os problemas: 1) apresentavam incongruência entre a operação a ser realizada e os verbos ou expressões portadoras de informação; 2) não buscavam os estados (inicial, intermediário ou final), mas sim as relações ou transformações; 3) exigiam inversão da seqüência temporal. Acredita-se que o professor tem um papel fundamental na superação de tais dificuldades, quando entende que os problemas visam à construção dos conceitos e que a operacionalidade desses deve ser provada diante de situações variadas.

Biografia do Autor

Sheila Denize Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005) , doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Participa do grupo de pesquisa GEEMA/CNPq - Grupo de Estudos em Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos