Conceito de polígonos presente em alguns livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p387

Resumo

Este artigo aborda o estudo de polígonos presente em alguns livros didáticos brasileiros de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Tem como foco o conceito de polígonos e suas representações ao longo de tais livros, tomando como base a teoria da leitura geométrica de diagramas. É um trabalho de cunho qualitativo. Inicialmente, apresentamos uma introdução sobre a Geometria nos livros didáticos e, em seguida, aspectos teóricos que embasam a análise e os métodos utilizados para seu desenvolvimento. Dentre os resultados obtidos, é possível destacar a necessidade de nos atentarmos às definições existentes nos livros didáticos e como elas vêm sendo utilizadas no decorrer desses livros, para serem evitadas possíveis incoerências relacionadas a esse conteúdo. O que se discute neste texto, tomando como foco os polígonos, pode ser ampliado para outros conceitos matemáticos.

Biografia do Autor

Juliana Samora Godoy, Rede pública de Ensino do Estado de São Paulo

Professora de Rede de Ensino do Estado de São Paulo

Rúbia Barcelos Amaral, Universidade Estadual Paulista UNESP - Rio Claro

Professora do Departamento de Educação Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

UNESP - Rio Claro

 

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos