Tópicos atuais em matemática e etnomatemática: pontos de convergência

Autores

  • Sérgio Florentino da Silva Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Bárbara Cristina Pasa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roberta Nara Sodré de Souza Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Méricles Thadeu Moretti UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p418

Resumo

Em concordância ao entendimento de D’Ambrosio que concebe que a matemática dos profissionais também é uma forma de etnomatemática, este artigo tem como objetivo explicitar alguns elementos do discurso do Programa Etnomatemática e fomentar discussões sobre como estes elementos estão presentes também em tópicos atuais da matemática dos profissionais desta área. Para tanto, o artigo está organizado de forma que, inicialmente, aborda alguns elementos do discurso da Etnomatemática, os quais nos levam a entender a matemática como uma produção humana histórica e não como uma produção absoluta, infalível e fechada em si mesmo. Em um momento posterior, realiza uma breve reflexão sobre as novas Lógicas, as Geometrias não Euclidianas e a Geometria dos Fractais, principalmente no que se refere ao contexto em que estas foram construídas. E por fim, discute algumas relações e aproximações entre elementos apresentados do discurso do Programa Etnomatemática na produção dos conhecimentos matemáticos os quais chamamos de tópicos atuais.

Biografia do Autor

Sérgio Florentino da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Professor do IFSC e doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC

Bárbara Cristina Pasa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002) e mestra em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

Roberta Nara Sodré de Souza, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), especialista em Educação Matemática pela FURB(Blumenau), Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) com linha de pesquisa voltada à Educação Matemática e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC com linha de pesquisa voltada para o Ensino e a Aprendizagem das Ciências.É docente de Matemátia no IFSC-Campus Itajaí, onde atua no Ensino Técnico Integrado em Mecânica, Concomitante em recursos Pesqueiros e Aquicultura e Superior de Engenharia Elétrica. Participante como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática - GPEEM da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC vinculado ao Departamento de Matemática. Tem ampla experiência na área de Ensino de Matemática, do Ensino Fundamental, Médio e Superior, além de pesquisas voltadas a formação de conceitos matemáticos, didática da matemática e tecnologias voltadas para a Educação Matemática.

Méricles Thadeu Moretti, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular em exercício voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC. Professor visitante na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Doutor em Educação Matemática - Universidade Louis Pasteur (Estrasburgo I (1992)). Pós-doutor pela Universidade de Lisboa (2008-2009). Mestre em Matemática Aplicada - Unicamp (1979). Licenciado em Matemática - UFSC (1977). Na UFSC, entre outras atividades, foi Chefe de Departamento, Diretor e Vice-Diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Presidente da Comissão de Avaliação Institucional, membro do Conselho Universitário e da Câmara de Pesquisa Central. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em Semiótica e Aprendizagem Matemática. Editor da REVEMAT (Revista Eletrônica de Educação Matemática). Líder do Grupo de Pesquisa - GPEEM. Orienta, atualmente, 6 doutorandos e 2 mestrandos. Professor Pesquisador do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos