Resolução de problemas matemáticos no “sexto ano” do ensino fundamental no município de Canoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p437

Resumo

O presente artigo descreve uma atividade desenvolvida com um grupo de professores de Matemática do “sexto ano” do Ensino Fundamental que interagem, sob a orientação da Universidade, através de seus docentes pesquisadores, em integração com a Secretaria Municipal de Canoas/RS. O objetivo do estudo foi analisar como os alunos solucionam problemas matemáticos, envolvendo operações com Números Naturais e se existe uma base comum no desempenho destes alunos. Para a realização desta pesquisa, foram selecionados, resolvidos e aplicados dez problemas matemáticos, a cento e cinquenta alunos do sexto ano do Ensino Fundamental em seis turmas de quatro escolas municipais. A análise quantitativa e qualitativa dos resultados aponta perspectivas de base comum no desempenho dos alunos, salientando o papel do conhecimento matemático e das circunstâncias didático/pedagógicas que envolvem a solução de problemas como competências e habilidades.

Biografia do Autor

Ancilla Dall’Onder Zat, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, trabalha na Faculdade da Serra Gaúcha – FSG, Bento Gonçalves, RS.

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em ciências da Educação pela Pontifícia de Salamanca na Espanha, Pós-doutorado pela Universidade de a Laguna em Tenerife, Espanha, Professora da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)/Canoas.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos