A utilização de ambientes informatizados através da plataforma Moodle com atividades complementares e de reforço para as aulas regulares de sala de aula

Autores

Resumo

A partir da observação das dificuldades de aprendizagem em matemática por parte de um número considerável de alunos, e partindo do pressuposto de que cada pessoa tem a sua maneira própria de aprender, houve, inicialmente, a necessidade de conhecer alguns aspectos pedagógicos relacionados à aprendizagem dos alunos, bem como dos seus estilos de aprendizagem. Assim, foram planejadas e executadas atividades de complementação e reforço escolar, tendo como suporte a teoria sociointeracionalista de Vygotsky. Essas atividades utilizaram Tecnologia de Informação e Comunicação e foram construídas através de softwares dinâmicos, disponibilizadas na  plataforma de Ensino a Distância Moodle. Essa foi uma experimentação na busca  constante e incansável de oferecer melhores condições de aprendizagem para os diversos tipos de alunos presentes numa sala de aula.

Biografia do Autor

Jorge Nazareno Batista Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Possui Especialização em Instrumentação para o Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2008). Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente, é professor de matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA).

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Relatos de Experiências