Apontamentos para uma antifilosofia da Educação Matemática

Autores

  • Carlos Roberto Vianna UFPR - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp67

Resumo

Este artigo reflete sobre os discursos de legitimação dos fundamentos usualmente propostos para a constituição de uma Filosofia da Educação Matemática, encaminhando proposições para que estes fundamentos sejam intrínsecos às práticas dos educadores matemáticos, desvinculando-se dos discursos do poder acadêmico.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Vianna, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Associado no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Interesse principalmente nos seguintes temas: educação matemática, filosofia da educação matemática, inclusão escolar, formação de professores e história da educação matemática.

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Publicado

2017-01-25