Circuito de equações: uma estratégia para a aprendizagem ativa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e57310Resumo
Este artigo apresenta e discute uma estratégia de aprendizagem ativa aplicada como experimento para a construção de significados no estudo de equações, em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. A atividade proposta aos estudantes compreende um circuito de questões sobre equações quadráticas, biquadradas e irracionais, e objetiva integrar a turma, atribuindo aos estudantes funções específicas e complementares. Tais funções definem papeis que aqui são chamados de solucionador, orientador e analisador de resoluções de equações. A proposta é fundamentada na teoria da aprendizagem de Vygotsky e na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, e, portanto, pretende propiciar momentos de interação, de cooperação e de pensamento coletivo, caracterizando-se como uma estratégia de aprendizagem ativa. Na prática, a turma é separada em equipes, sendo cada uma delas formada por três grupos, que se revezam na realização das atividades da seguinte maneira: um grupo sorteia uma equação e deve resolvê-la no quadro; outro precisa estar atento à resolução de forma a poder auxiliar os colegas em caso de dificuldade, e o terceiro grupo tem de analisar a resolução da equação sorteada, atentando à exatidão dos resultados e à adequação da linguagem matemática. Assim, a realização dos exercícios e a sua avaliação pelos pares promovem aprendizagem, e o caráter lúdico é o motor afetivo que incentiva as discussões e as reflexões para a construção do significado na experiência com equações. Além disso, a atividade oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de trabalho em equipe, que incluem respeito, cooperação e participação ativa. O resultado é o aprimoramento de conhecimentos, à medida que aprendem com os colegas e compartilham o que sabemReferências
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