Educação Estatística, cidadania e livros didáticos: o papel do letramento estatístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e58951

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o papel do livro didático enquanto instrumento de ensino e de aprendizagem associado ao pleno exercício da cidadania dos indivíduos estatisticamente letrados. Consideramos letramento estatístico como elemento fundamental para o bom convívio social, para resolução de problemas cotidianos, para a vida profissional e, sobretudo, para uma ampla e profunda compreensão de nosso tempo. Analisamos o livro didático, considerando a hipótese de que ele não é recurso suficiente para promover o letramento estatístico, tampouco estimula e orienta satisfatoriamente o aluno no desenvolvimento do letramento estatístico. Para tanto, analisamos coleções de livros didáticos aprovadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente uma pesquisa bibliográfica documental. Nosso quadro teórico nesta análise é a Educação Matemática Crítica e a Análise Exploratória de Dados (AED). Pretendemos responder à questão de pesquisa: “Qual o papel do livro didático, no ensino e na aprendizagem da Estatística, para a construção do letramento estatístico enquanto elemento intrínseco ao pleno exercício da cidadania?”

Biografia do Autor

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Didática da Matemática - Université Joseph Fourier - Grenoble I (2001). Professora assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática e no curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação estatística e financeira, formação de professores. livro didático. Participa do grupo de pesquisa Pea-mat, da PUC-Peru. O campo de pesquisa no qual se inserem os trabalhos orientados é o da Educação Estatística e Educação Financeira, tratando da formação de professores, da análise de materiais didáticos (particularmente livros didáticos), elaboração e validação de situações de aprendizagem, diagnóstico de concepções de alunos e professores, entre outros. Membro do GT12-Ensino de Probabilidade e Estatística, pertencente à Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM.

Anderson Anzai dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Possui graduação em Estatística pela Universidade de São Paulo (2009), MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2012) e é Mestrando em Educação Estatística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC -SP. Atualmente trabalha no mercado financeiro, desenvolvendo modelos e políticas de crédito e CRM. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Modelagem de Crédito, Riscos PJ e CRM. Atualmente, dedica-se à pesquisas no âmbito da educação e didática para o ensino da Estatística e Probabilidade no Ensino Superior. Possui interesse em ministrar aulas em disciplinas de Matemática para o Ensino Superior: Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Matemática Financeira e Estatística.

Cassio Cristiano Giordano, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutorando em Educação Matemática pela PUC-SP, Departamento de Ciências Exatas da PUC-SP, ligado ao grupo de pesquisa PEA-MAT.

Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela PUC-SP.

Especializações em Educação e Educação Matemática pela UNICAMP-SP, UFF-RJ, UNIMES-SP e PUC-SP.

Licenciatura Plena em Matemática pela UNIB-SP.

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Metodista-SP.

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2019-07-09

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Artigos