Constituição dos saberes da formação profissional no curso de licenciatura em Matemática para o ensino de estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62793

Resumo

O objetivo deste presente artigo é apresentar as contribuições da oferta de um Projeto de Ensino de Estatística para a Educação Básica na formação inicial de professores de Matemática para a constituição dos saberes da formação profissional. O Projeto de Ensino de Estatística foi ofertado na modalidade presencial com carga horária total de 36 aulas de 50 (cinquenta) minutos cada, utilizadas para leitura de textos na área da Educação Estatística, realizar tarefas estatísticas, construir/analisar materias didáticos para o ensino de Estatística e Probabilidade, as competências estatísticas e o seu desenvolvimento na Educação Básica, realização de projetos de investigação estatística, confecção do memorial e narrativas de aprendizagem. Para a análise dos dados pautou-se na análise textual discursiva, que, permitiu categorizar os dados e interpretá-los de acordo com as falas dos licenciandos. Analisa-se a subcategoria Saberes provenientes da formação profissional e as suas unidades: saberes pedagógicos do conteúdo; saberes das ciências da educação/conhecimento de teorias e princípios educacionais e saberes do contexto educacional. As análises indicaram que os licenciandos demonstram conhecer formas de como abordar a Estatística e Probabilidade na Educação Básica e fazem referência ao contexto escolar. Definem e indicam aproximações das teorias pertencentes à Educação Estatística com o ensino e a aprendizagem.

Biografia do Autor

Willian Damin, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2008), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Ponta Grossa - Pr. Atualmente é professor colaborador do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

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Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Atua na Graduação com a disciplina Probabilidade e Estatística para cursos de Engenharia. Também atua na pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, cursos de mestrado e doutorado, onde orienta e trabalha com a disciplina Tópicos de Estatística Aplicada.

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Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduado Ciências e Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (2004), especialista em Instrumentalização para o Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Cornélio Procópio (2006), Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (2011) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Presidente Prudente (2015). Atualmente é docente do curso de Matemática e do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus de Cornélio Procópio. Editor da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) da UENP-CP.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística