Mapeamento de pesquisas sobre Educação Estatística na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: um olhar para a formação de professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62799

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar um mapeamento da produção científica no Brasil, a partir de teses e dissertações que contemplaram pesquisas relacionadas à Educação Estatística, evidenciando uma descrição e análise dos trabalhos associados à formação de professores de Matemática. O mapeamento foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, com as palavras-chave “educação estatística”, “ensino de estatística”, “tratamento da informação” e “gráficos e tabelas”, identificando 23 teses e 97 dissertações. Dentre estas, foram selecionadas para descrição e análise, as 11 pesquisas que apresentaram investigações relacionadas à formação do professor de Matemática, foco da investigação apresentada neste artigo. Com o mapeamento, foi possível constatar um aumento do número de pesquisas de pós-graduação disponíveis na BDTD, na área da Educação Estatística, especialmente a partir de 2007, além de um predomínio dos estudos envolvendo a Educação Básica. Especificamente, em relação à formação de professores de Matemática, os estudos abordaram, predominantemente, questões curriculares, concepções de pesquisadores da área da Educação Estatística, práticas pedagógicas, estratégias de ensino e conceitos estatísticos. Com isso, pode-se destacar a importância destas discussões, considerando que propiciam a compreensão das potencialidades e das fragilidades da produção acadêmica em relação à formação do professor de Matemática em Estatística.

Biografia do Autor

Karla Priscila Schreiber, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil

Mauren Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Professora associada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no Programa  de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística