Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Ciências Humanas - RCH (ISSNe 2178-4582) publica textos inéditos (artigos, resenhas de livros, depoimentos e entrevistas), em especial aqueles relativos a resultados de pesquisa de caráter teórico e/ou empírico, revisões da literatura de pesquisa e reflexões críticas sobre experiências realizadas no campo das Ciências Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares.

 

 

Políticas de Seção

Memórias Universitárias

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Comentários

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial Dossiê

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão, primeiramente, apreciados pelo Editor / Comissão Editorial, que solicitará pareceres de Consultores ad hoc, cujos nomes serão mantidos em sigilo. Para esses, os manuscritos serão encaminhados sem identificação de autoria. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus manuscritos. Pequenas modificações no manuscrito poderão ser feitas pelo Editor/ Comissão Editorial da Revista. Quando forem necessárias modificações substanciais, o autor será notificado e encarregado de realizá-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo máximo de quinze dias. Caso os autores tenham decidido não realizar algumas das modificações sugeridas, devem justificar essa decisão. O manuscrito reformulado será encaminhado ao Editor preferencialmente através da ferramenta disponível no sistema. O documento poderá ser encaminhado novamente aos consultores para uma segunda rodada de avaliação antes da tomada de Decisão final. A decisão final acerca da publicação ou não do manuscrito é sempre do Editor que poderá, ainda, consultar a Comissão Editorial.

Dossiês e números especiais: a submissão de manuscritos dirigidos à número especial ou Dossiê também serão submetidos a processo de avaliação cega por pares.

 

Periodicidade

A publicação é semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Revista de Ciências Humanas se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Processamento de artigos

A revista não cobra taxas de submissão de artigos ou de avaliação dos mesmos.

 

A RCH está indexada em

RCH está indexada em

- DOAJ https://doaj.org/toc/2178-4582

- DIADORIM http://diadorim.ibict.br/handle/1/1284

- Latindex http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=19566

- Sociological Abstracts - AS, Linguistics & Language Behavior Abstracts - LLBA Social Planning / Policy & Development Abstracts - PODA Public Affairs Information Service, Inc. - PAIS Nisc Pennsylvania Abstracts, Inc. - NISC.

 

Ética em pesquisa e publicação

Aos pesquisadores, autores, editores e avaliadores aplicam-se normas de conduta que definem a integridade ética das atividades científicas. Para tanto, recomenda-se aos mesmos a leitura dos seguintes documentos de diretrizes básicas para a integridade da atividade científica e publicações:

a)      a Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa, 2010, http://www.singaporestatement.org/translations.html;

b)      o Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014 http://www.fapesp.br/boaspraticas/;

c)      as Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, 2011 http://cnpq.br/diretrizes;

d)      o documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações - COPE (http://publicationethics.org/);

e)      a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510, de 07 de abril de 2016 - Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf).

 

Política Anti-Plágio

A prática de plágio em todas as suas formas não é um comportamento admissível. Antes de serem enviados aos pares, os artigos submetidos à revista serão verificados por softwares para identificação de plágio. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e quando utilizados artigos de outros autores, esses devem ser devidamente citados. Em caso de citações com mais de 500 palavras deve ser apresentada a autorização expressa do autor. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente indicações apontadas pelos softwares utilizados. Caso o plagio seja comprovado, o(s) autore (s) envolvidos ficarão impedidos de submeter novos artigos para a revista.

Atualmente a revista utiliza o Copia e cola para a avaliação quanto ao teor de plágio dos trabalhos submetidos

 

Qualis

A RCH recebeu conceito B2 na área Interdisciplinar

 

Estatísticas e Métricas - Revista de Ciências Humanas

Awstats - julho 2008 - junho 2017


Google Acadêmico - Artigos mais citados