Correlações entre aspectos da memória e aprendizagem em população Idosa

Autores

  • Juliana F. Cecato Faculdade de Medicina de Jundiai
  • Luana L. Bartholomeu Anhanguera Educacional
  • Patricia P. Ferreira Anhanguera Educacional
  • José Maria Montiel UniFIEO - Centro Universitário FIEO
  • Daniel Bartholomeu Unisal - Centro Universitário Salesiano - Americana
  • José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí - FMJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n1p133

Resumo

O processo de envelhecimento vemcrescendo nos últimos anos e o idoso no Brasil ainda carrega o estereótipo deincapacidade e improdutividade. Estudos utilizam a memória a fim de avaliar ocomprometimento de pacientes com suspeita de síndromes demenciais. Aimportância das avaliações cognitivas nos idosos por meio de tarefas deaprendizagem e evocação livre podem predizer quadros de demência. O objetivodesse trabalho foi avaliar as capacidades de aprendizagem em idosos quefrequentam uma Faculdade da Terceira Idade no município de Jundiaí e que sãoatendidos em um Instituto de Geriatria e Gerontologia nesta cidade. Para isso, foramavaliados 95 idosos, que vivem na comunidade com idade igual ou superior a 60anos, de ambos os sexos, por meio da Bateria de Memória para Idosos (Elder Memory Test, empreparação). Os participantes foram agrupados de acordo com o nível deescolaridade e idade, sendo as médias dos testes comparadas por programaestatístico. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativasnos cinco itens da evocação tanto no grupo separado por gênero, idade eescolaridade. Pode-seconcluir que o trabalho realizado com idosos foi enriquecedor para as práticasclínicas na área da saúde. As expectativas foram superadas e os objetivospropostos foram alcançados. Além dos ganhos práticos, houve ganhos teóricos como levantamento bibliográfico e a aquisição de conhecimentos sobre aprendizagemno envelhecimento.

Biografia do Autor

Juliana F. Cecato, Faculdade de Medicina de Jundiai

Psicóloga, Bióloga pela Universidade São Francisco.Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, e PósGraduanda em Psicopedagogia pela Anhanguera Educacional.

Luana L. Bartholomeu, Anhanguera Educacional

Psicóloga, e Pós Graduanda em Psicopedagogia pela Anhanguera Educacional

Patricia P. Ferreira, Anhanguera Educacional

Psicóloga, e Pós Graduanda em Psicopedagogia pela Anhanguera Educacional

José Maria Montiel, UniFIEO - Centro Universitário FIEO

Psicólogo, Especialista emDiagnóstico e Triagem, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto deSaúde Mental pela Universidade São Francisco. Pesquisador colaborador doLaboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC) - Unisal -Americana. Pesquisador Colaborador do Laboratório de Avaliação e Pesquisa emSaúde Mental e Personalidade (LabSAMP) - Universidade Federal de Góias - UFG -Faculdade de Educação. Atualmente é Professor com dedicação integral eexclusiva do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Psicologia Educacionalna UniFIEO - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.

Daniel Bartholomeu, Unisal - Centro Universitário Salesiano - Americana

Psicólogo, Mestre e Doutor emAvaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental pela Universidade SãoFrancisco. É colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte(Lepespe) e coordenador do Laboratório de Psicodiagnóstico e NeurociênciasCognitivas (LaPeNC). Atualmente leciona no Centro Universitário Salesiano deAmericana.

José Eduardo Martinelli, Faculdade de Medicina de Jundiaí - FMJ

graduação em Medicina, Mestrado e Doutorado pela Unicamp. Atualmente é Professor do Programa de Mestrado da Faculdade de Medicina de Jundiai, na disciplina de Geriatria e Gerontologia.

Downloads

Publicado

2014-01-03

Edição

Seção

Artigos