Cenários prospectivos das organizações de mídia impressa e horizontes para a carreira de jornalista: tensões, responsabilidades e mutações estruturais

Autores

  • Felipe Arruda Mortara ESPM-SP
  • Leonardo Nelmi Trevisan Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n1p124

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender, por meio da teoria de cenários, quais podem ser as atribuições e responsabilidades que farão parte do cotidiano de trabalho de um profissional do jornalismo impresso no Brasil e em quais contextos de estrutura organizacional e demanda por conteúdo possivelmente exercerá sua atividade dentro de cinco anos. Com base nas principais teorias de carreira e suas alternativas, construiu-se ensaio teórico sobre as prospecções das tensões que marcam a relação entre jornalistas e empresas de mídia. A compreensão do histórico destas relações, bem como o das relações de consumo como cultura social, somada a um entendimento do contexto em que vivemos, reunirá elementos e hipóteses que sinalizem por quais caminhos seguem demanda e oferta de informação. Paralelamente, apresenta um panorama das transformações na carreira do jornalista. A partir destes indicativos, foram construídos possíveis cenários de tarefas e ambientes em que os profissionais do jornalismo atuarão.

Biografia do Autor

Felipe Arruda Mortara, ESPM-SP

Mestrando em Administração pela PUC-SP, estuda Gestão de Carreiras, com foco nas carreiras jornalíticas. Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2007). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: Enem e Vestibular. Há 4 anos é repórter do jornal O Estado de S. Paulo, onde atuou por um ano na editoria de Educação - tanto no suplemento mensal Estadão.edu como no site www.estadao.com e no caderno Vida, diário - e atualmente trabalha como repórter do caderno semanal Viagem, de Turismo. Antes disso, foi assessor de imprensa da Subprefeitura de Itaquera por 18 meses. Durante 8 meses fez uma viagem de imersão cultural em países como Kosovo, Itália, Montenegro e Quênia. Esteve por três anos trabalhando como assistente de Planejamento Estratégico e Pesquisa de Mercado na agência de publicidade LewLara/TBWA.

Leonardo Nelmi Trevisan, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

É graduado em História (1976), mestre em História Econômica (1984) e doutor em Ciência Política (1993), todos pela Universidade de São Paulo. Obteve títulos de pós-doutor, na área de Economia do Trabalho, pela University of London (1997) e pela Warwick University (1998), ambos com bolsa da Fapesp. Como Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Economia e na Pós-Graduação em Administração, coordena o Grupo de Pesquisa Gestão de Carreiras e Transformação no Trabalho. É Editor Responsável da Revista de Carreiras e Pessoas, periódico científico integrante do sistema Quallis. É também professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing e jornalista, desde 1976, em diferentes jornais e revistas, com experiência nas áreas de Mercado de Trabalho, Economia e Relações Internacionais.

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Publicado

2014-04-02

Edição

Seção

Artigos