UNICEF, infância, educação e práticas de proteção de direitos no Brasil

Autores

  • Flávia Cristina Silveira Lemos Professora adjunta IV de Psicologia Social/UFPA.
  • Nathália Dourado Frazão Costa Mestre em Psicologia/UFPA.
  • Rafaele Habib Aquime Doutoranda em Educação/UFPA.
  • Mariane Bittencourt Batista Couto Mestranda em Psicologia/UFPA.
  • Leandro Passarinho dos Reis Júnior Professor adjunto I de Psicologia da Educação/UFPA.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2017v51n2p388

Resumo

Esse artigo traz uma análise de práticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) sobre a educação infantil e a produção do objeto infância, no Brasil, a partir da Constituição de 1988. Resulta de pesquisa de mestrado na área de educação e psicologia escolar, com contribuições históricas e documentais. Aponta rupturas e descreve práticas na política da educação infantil brasileira escolar, a partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. Busca articular as relações entre as propostas do UNICEF, a LDB-1996 e o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, no panorama do cuidado e da educação de crianças pequenas e os efeitos dessas relações estabelecidas no governo dos corpos para a produção da infância escolar.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Silveira Lemos, Professora adjunta IV de Psicologia Social/UFPA.

Psicóloga/UNESP. Mestre em Psicologia Social/UNESP. Doutora em História/UNESP. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ2. Profa. adjunta IV de psicologia social/UFPA.

Nathália Dourado Frazão Costa, Mestre em Psicologia/UFPA.

Psicóloga/UFPA. Graduada em Comunicação/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA.

Rafaele Habib Aquime, Doutoranda em Educação/UFPA.

Psicóloga/UNAMA. Mestre em Psicologia/UFPA.

Mariane Bittencourt Batista Couto, Mestranda em Psicologia/UFPA.

Psicóloga/UFPA. Pedagoga/UEPA. Mestranda em Psicologia/UFPA.

Leandro Passarinho dos Reis Júnior, Professor adjunto I de Psicologia da Educação/UFPA.

Psicólogo/UFPA. Mestre em Educação/UEPA. Doutor em Educação/UFPA. Prof. adjunto em Psicologia da Educação/UFPA.

Referências

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2017-12-22

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Artigos