Funções executivas e regulação cognitivo-emocional: conexões anatômicas e funcionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e42170

Resumo

O estudo das funções executivas (FEs) tem sido alvo de pesquisas com foco na relação cérebro-comportamento, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades sociais e o controle emocional em crianças, adolescentes e adultos com lesão cerebral no lobo frontal. Uma vez que essas funções são fundamentais para a adaptação do indivíduo em sociedade, é possível perceber sua importância na evolução filogenética do homem como um mecanismo de regulação e controle do comportamento. Por essa razão, este artigo tem como objetivo fornecer um panorama geral de estudos e descobertas acerca das FEs, focando nos aspectos neuroanatômicos e seus correspondentes comportamentais, especialmente nos processos cognitivos e na regulação emocional.

 

Biografia do Autor

July Silveira Gomes, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Psicóloga e mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica, pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Luciane Simonetti, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP

Psicóloga pelo Centro Uniersitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí/SC - UNIDAVI. Especialização em Terapia Cognitiva pelo Centro de Terapia Cognitiva – Veda. Mestre Especialista pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, São Paulo, SP, Brasil

Simone Maidel, Instituto Federal do Maranhão, Santa Inês, MA

Psicóloga, Doutora em Psicologia e Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Psicologia Clínica e em Gestalt-terapia. Professora do Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Santa Inês, MA, Brasil - E-mail: - simonemaidel@gmail.com

Referências

ALVAREZ, Julie A.; EMORY, Eugene. Executive function and the frontal lobes: a meta-analytic review. Neuropsychology review, v. 16, n. 1, p. 17-42, 2006.

ARDILA, Alfredo. On the evolutionary origins of executive functions. Brain and cognition, v. 68, n. 1, p. 92-99, 2008.

BARKLEY, Russell A. The executive functions and self-regulation: An evolutionary neuropsychological perspective. Neuropsychology review, v. 11, n. 1, p. 1-29, 2001.

BLAKEMORE, Sarah‐Jayne; CHOUDHURY, Suparna. Development of the adolescent brain: implications for executive function and social cognition. Journal of child psychology and psychiatry, v. 47, n. 3‐4, p. 296-312, 2006.

BLAKEMORE, Sarah‐Jayne; FRITH, Uta. The learning brain: lessons for education: a précis. Developmental science, v. 8, n. 6, p. 459-465, 2005.

BROWN, Timothy T. et al. Developmental changes in human cerebral functional organization for word generation. Cerebral Cortex, v. 15, n. 3, p. 275-290, 2005.

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; ASSEF, Ellen Carolina dos Santos; COZZA, Heitor Francisco Pinto. Avaliação neuropsicológica das funções executivas e relação com desatenção e hiperatividade. Avaliação psicológica, v. 6, n. 1, p. 51-60, 2007.

DAMÁSIO, ANTÓNIO. Descartes’ error: Emotion, reason and the human brain, Putnan Pub Group, 1994.

ESPINET, Stacey D.; ANDERSON, Jacob E.; ZELAZO, Philip David. Reflection training improves executive function in preschool-age children: Behavioral and neural effects. Developmental cognitive neuroscience, v. 4, p. 3-15, 2013.

FOURNIER-VICENTE, Siobhan; LARIGAUDERIE, Pascale; GAONAC’H, Daniel. More dissociations and interactions within central executive functioning: A comprehensive latent-variable analysis. Acta psychologica, v. 129, n. 1, p. 32-48, 2008. Artigo disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0001691808000565. Acesso em: 23 jun. 12.

GILBERT, Sam J.; BURGESS, Paul W. Executive function. Current Biology, v. 18, n. 3, p. R110-R114, 2008.

GIEDD, Jay N. et al. Brain development during childhood and adolescence: a longitudinal MRI study. Nature neuroscience, 1999. v. 2, n. 10, p. 861-863.

GOGRAY, N. et al. Dynamic mapping of human cortical development during childhood through early adulthood. Proceedings of the National Academy of Science of the United States of America, 2004. 101(21), pp. 8174-8179.

GOLDSTEIN, Sam et al. Introduction: a history of executive functioning as a theoretical and clinical construct. In: Handbook of executive functioning. Springer, New York, NY, 2014. p. 3-12.

GROSSMANN, Tobias; JOHNSON, Mark H. The development of the social brain in human infancy. European Journal of Neuroscience, v. 25, n. 4, p. 909-919, 2007.

JOHNSON, Mark H. et al. The emergence of the social brain network: Evidence from typical and atypical development. Development and psychopathology, v. 17, n. 03, p. 599-619, 2005. Disponível em: http://www.blackwell-synergy.com/doi/abs/10.1111/j.1469-7610.2004.00320.x. 15 dez. 2012.

KERR, Aurora; ZELAZO, Philip David. Development of “hot” executive function: The children’s gambling task. Brain and cognition, v. 55, n. 1, p. 148-157, 2004.

KILNER, James M.; BLAKEMORE, Sarah‐Jayne. How does the mirror neuron system change during development?. Developmental science, v. 10, n. 5, p. 524-526, 2007. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17683337. Acesso em: 15 out. 2012.

KOLB, Brian; WHISHAW, I.Q. Neurociência do Comportamento. Barueri: Manole, Cap: 11, 398-443, 2002.

LEZAK, Muriel Deutsch. Neuropsychological assessment. Oxford university press, 2004. Fourth Edition. Oxford University Press.

LEZAK, Muriel D.; O'BRIEN, Kevin P. Longitudinal study of emotional, social, and physical changes after traumatic brain injury. Journal of Learning Disabilities, v. 21, n. 8, p. 456-462, 1988.

MIGUEL, Fabiano Koich. Teste Wisconsin de Classificação de Cartas. 2005.

MIYAKE, Akira et al. The unity and diversity of executive functions and their contributions to complex “frontal lobe” tasks: A latent variable analysis. Cognitive psychology, v. 41, n. 1, p. 49-100, 2000.

MIYAKE, Akira; FRIEDMAN, Naomi P. The nature and organization of individual differences in executive functions four general conclusions. Current directions in psychological science, v. 21, n. 1, p. 8-14, 2012.

PRIGATANO, George P. Personality disturbances associated with traumatic brain injury. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 60, n. 3, p. 360, 1992.

SISK, Cheryl L.; FOSTER, Douglas L. The neural basis of puberty and adolescence. Nature neuroscience, v. 7, n. 10, p. 1040-1047, 2004.

STEINBERG, Laurence. Cognitive and affective development in adolescence.Trends in cognitive sciences, v. 9, n. 2, p. 69-74, 2005.

STUSS, Donald T.; LEVINE, Brian. Adult clinical neuropsychology: lessons from studies of the frontal lobes. Annual review of psychology, v. 53, n. 1, p. 401-433, 2002.

TOGA, Arthur W.; THOMPSON, Paul M.; SOWELL, Elizabeth R. Mapping brain maturation. Focus, 2006.

VYGOTSY, Lev S. et al. Pensamento e linguagem. Edição eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores. Disponível em, 1989.

ZELAZO, Philip David; CUNNINGHAM, William A. Executive Function: Mechanisms Underlying Emotion Regulation. 2007. Disponível em: http://faculty.psy.ohio-state.edu/cunningham/documents/Zelazo_Cunningham_2007.pdf. Acesso em: 15 out. 2012.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos