A brinquedoteca enquanto ambiente restaurador para a criança hospitalizada: uma análise interativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2019.e57292

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a produção de artigos científicos envolvendo a importância da brinquedoteca para o desenvolvimento infantil da criança hospitalizada, publicados em âmbito nacional entre 2008 até abril de 2018. Utilizou-se os descritores “brinquedo”, “hospital” e “criança” nas seguintes bases de dados: IndexPsi, SciELO, PePSIC, LILACS e Periódicos CAPES . Obteve-se o total de 151 resultados. Após leitura integral dos artigos, a amostra consistiu em 10 artigos científicos. Realizou-se uma análise sistemática dos achados, levantando seis categorias temáticas: 1) continuidade no desenvolvimento infantil; 2) humanização do atendimento; 3) interação social; 4) alívio dos efeitos emocionais decorrentes da internação; 5) o lúdico como fator de aprendizagem; e 6) distração. A brinquedoteca, vista a partir da Psicologia Ambiental, é um importante ambiente restaurador que possibilita a humanização do cuidado e traz benefícios não somente para a criança, mas também para os profissionais da saúde e acompanhantes.

Biografia do Autor

Maisa Hodecker, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil.

Psicóloga (CRP-12/16945), Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE. Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Laboratório de Psicologia Ambiental (LAPAM/UFSC). Na condição de bolsista CAPES-DS, realizou estágio docência na disciplina de Psicologia Social I e pesquisas no âmbito da saúde e bem-estar de pacientes e acompanhantes em um hospital infantil de Florianópolis/SC. 

Endereço institucional: Laboratório de Psicologia Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, Florianópolis/SC.

Suelen Frainer, Instituto de Pós-graduação e graduação - IPOG - Florianópolis/SC, Brasil.

Pós-graduanda em Avaliação Psicológica pelo IPOG - Unidade de Florianópolis. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2017). Atualmente é Assistente de recursos humanos do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Gaspar-SC) e consultora de Gestão de Pessoas na Valorpsi Serviços em Psicologia (Itajaí-SC). 

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil.

Professor Titular do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obtive o título de Mestre (1991) e Doutor (1995) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá) em 1999/2000 e no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2012/2013. 

Ariane Kuhnen, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil.

Psicóloga, Mestre em Sociologia Política, Doutora em Ciências Humanas, Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Ambiental - LAPAM. 

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2019-12-16

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Artigos