Avaliação da carga cognitiva de trabalho

Autores

  • Roberto Moraes Cruz Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Fábio de Paula Corrêa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Uma das grandes dificuldades da Psicologia do Trabalho e da Ergonomia tem sido a identificação, determinação, mensuração e avaliagdo qualitativa da chamada carga cognitiva do trabalho, bem como a relação intrínseca entre elas e seus efeitos somáticos. Este artigo se propõe a sistematizar um modelo de avaliação da carga cognitiva dos trabalhadores de tele-atendimento de um Call Center, tomando como base um estudo piloto realizado em uma empresa em Santa Catarina que vem passando por um processo de reestruturação tecnológica e gerencial. A intenção é avançar na discussão teórica sobre a estruturação um modelo de avaliação da carga cognitiva em situações reais de trabalho, através do uso combinado da Arquitetura Cognitiva de RICHARD (1990) e da Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

Biografia do Autor

Roberto Moraes Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Psicólogo, especialista em avaliação psicológica, ergonomia, e gestão de recursos humanos, Mestre em educação e trabalho (UFBa), Doutor em Engenharia de Produção - Ergonomia (UFSC), Pós-Doutoramento em Métodos e Diagnóstico (Univ. Barcelona). Atualmente é professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Laboratório Fator Humano (UFSC).

Mais informações no Currículo Lattes.

Fábio de Paula Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu Engenharia de Segurança pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Aperfeiçoamento em Ergonomia pelo Instituto Del Lavoro de Milão. Atualmente é SIM doTranspetro - Petrobrás Transporte SA.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01