Consumo, consumismo e seus aspectos transversais: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e54740

Resumo

O presente trabalho consiste em uma revisão de literatura sobre os principais aspectos que compõem e atravessam os fenômenos do consumo e do consumismo, tais como mercadoria, identidade, cidadania, distinção, felicidade, mídia e ideologia. A proposta deste texto é realizar um diálogo entre diversas teorias que versam sobre o consumo, baseado em uma compreensão dialética da realidade. A partir das obras de autores como Bauman, Baudrillard, Bourdieu, Campbell, Canclini, Lipovetsky, Marx, Adorno, Horkheimer, Thompson, Guareschi, entre outros, buscamos compreender as características e interfaces que estruturam as sociedades atuais, também chamadas de sociedade de consumo e, por conseguinte, os modos de vida e sociabilidades produzidos por essas sociedades. 

Biografia do Autor

Débora Cristina Vasconcelos Aguiar, Universidade Federal do Ceará, Sobral, CE

Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral; mestranda em Educação pela UFC e bolsista do CNPq- Brasil.

Francisca Denise Silva do Nascimento, Universidade Federal do Ceará, Sobral, CE

Professora do curso de Psicologia e do Mestrado em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral; Doutora e Mestre em Sociologia pela UFC, com graduação em Ciências Sociais pela mesma instituição.

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2014.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BOURDIEU, P. Gostos de classe e estilos de vida. ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu. col. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 83-121.

CAMPBELL, C. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

CORTEZ, A. T. C. Consumo e desperdício: as duas faces das desigualdades. In: ORTIGOZA, S. A. G., CORTEZ, A. T. C., Orgs. Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, p. 35-62.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Ebooks Brasil, 2003. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf. Acesso em: 10 fev. 2016.

EPICURO. Carta sobre a felicidade: (a Meneceu). São Paulo: Editora UNESP, 2002.

GUARESCHI, P. A Ideologia. In: STREY, M. N. Psicologia social contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 89-103.

GUARESCHI, P. Sociologia da prática social. 3. ed. Petrópolis: Vozes 1992.

HAGUETTE, A. A sociologia e você. Fortaleza, Book Editora, 2003.

HUXLEY, A. Admirável mundo novo. São Paulo: Globo, 2009.

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MAINGUENEAU, D. Análises de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 1973.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, K. O capital. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2012.

ORTIGOZA, S. Aparecida Guarnieri, CORTEZ, Ana Teresa C., Orgs. Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 146 p.ISBN 978-85-7983-007-5. Disponível em: SciELO Books http://books.scielo.org/id/n9brm/pdf/ortigoza-9788579830075.pdf. Acesso em: 26 jul. 2017.

ORTIGOZA, S. A. G. Da produção ao consumo: dinâmicas urbanas para um mercado mundial. In: ORTIGOZA, Silva Aparecida Guarnieri, CORTEZ, Ana Teresa C., Orgs. Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 146 p.

QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

REALE, G; ANTISERI, D. História da Filosofia. Vol. 3. São Paulo: Paulus, 2003.

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

THOMPSON, J. B. A Mídia e a Modernidade: Uma teoria social da mídia. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos