O trabalho em questão

Autores

  • Sônia M. G. Larangeiral Professora titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociológica da UFRGS, PhD em Sociologia pela Universidade de Londres.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo discute algumas dessas questões, dividindo-se em duas partes. na primeira, realiza um levantamento das principais transformações pelas quais vem passando o mundo do trabalho, apontando algumas de suas conseqüências sociais; na segunda, apresenta alguns aspectos do debate que vem se desenvolvendo, principalmente na França, sobre a centralidade do trabalho e as perspectivas vislumbradas para o futuro do trabalho. Nos anos 90, essas dificuldades estão muito mais presentes no mundo do trabalho, caracterizadas por transformações tecnológicas; organizacionais; institucionais; definições do trabalho (tanto no perfil mercadológico, quanto do trabalhador), visto que têm ocorrido extinção de muitas profissões e o surgimento de novas, em ambientes cada vez mais propfcios as máquinas e seus robôs, reduzindo cada vez mais o espaço do trabalhador. Outro ponto interessante a ser analisado é o espaço cada vez maior, conquistado pelas mulheres no mundo do trabalho e na formagão da renda familiar.

Biografia do Autor

Sônia M. G. Larangeiral, Professora titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociológica da UFRGS, PhD em Sociologia pela Universidade de Londres.

Professora titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociológica da UFRGS, PhD em Sociologia pela Universidade de Londres.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Artigos