Interlocuções entre Psicologia e Direitos Humanos: práticas interventoras

Autores

  • Rafael de Oliveira Rodrigues FCL/Unesp-Assis
  • Soraia Georgina Ferreira de Paiva Cruz FCL/Unesp-Assis, Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n2p198

Resumo

A presente pesquisa-intervenção foi desenvolvida junto a educadores de um estabelecimento de atendimento à infância e adolescência consideradas de risco pessoal e social, situada numa cidade no interior do Estado de São Paulo. As práticas de atendimento que encontramos no estabelecimento em questão visam a “prevenção” de crianças e adolescentes que poderiam se tornar delinqüentes e futuros marginais, pois são selecionados dentre as famílias mais pobres da periferia da cidade em que está localizada a Instituição. Nossa prática psicológica aqui relatada, entretanto, será composta com a discussão sobre Direitos Humanos e Cidadania que visam afirmar aquilo que é considerado desvio à norma, abrindo espaços para a diferença na relação com a alteridade e a afirmação política desses corpos no cenário urbano.

Biografia do Autor

Rafael de Oliveira Rodrigues, FCL/Unesp-Assis

PSICÓLOGO formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (com formação que compreende Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo), MESTRE em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , atualmente é DOUTORANDO pela FCL/Unesp-Assis . Sua atuação profissional compreende principalmente os seguintes temas: debatedor convidado do Programa de Pós-Graduação (UNESP-Assis), estagiário-docente da Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), pesquisador do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), coordenador de oficinas à Polícia Militar do Estado de São Paulo, atendimento clínico grupal, responsável por oficinas de audiovisual para adolescentes, ex-coordenador geral do Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSIA), vice-presidente do Clube de Cinema da UNESP-Assis por 3 anos, entre outras atividades. Atualmente é bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, residindo na Cidade do México e estando vinculado à Universidad Autonoma Metropolitana (UAM), sucursal de Xochimilco.

Soraia Georgina Ferreira de Paiva Cruz, FCL/Unesp-Assis, Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar.

Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2001). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Endereço Profissional: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar. Av. Dom Antônio, 2100 – Parque Universitário, CEP: 19806173 - Assis, SP. Telefone: (18) 3302-5892, e-mail: socruz@assis.unesp.br.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Edição

Seção

Artigos