Processo de luto: a importância do diagnóstico diferencial na prática clínica

Autores

  • Lauren Beltrão Gomes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jadete Rodrigues Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n2p118

Resumo

O luto é um processo emocional saudável, importante para a manutenção da saúde mental, que se desenrola em função de uma perda, real ou abstrata. A solução dada ao luto depende do repertório de técnicas de enfrentamento do indivíduo, de como a perda é sentida e percebida, das experiências anteriores, da capacidade de tolerância à frustração e da necessidade de manter a autoestima. O desenvolvimento de patologias associadas a ele é resultante da configuração particular de fatores inter-relacionados e interdependentes, de um contexto e de suas implicações socioculturais. Dessa forma, o luto constitui-se em um fator de risco para a saúde mental, de forma que seu diagnóstico e tratamento são essenciais na prática clínica. O artigo objetiva proporcionar a reflexão acerca do diagnóstico diferencial do luto saudável e do luto mal elaborado por meio da discussão de trechos de dois casos atendidos no contexto de uma unidade de saúde da família. Para tanto, foram utilizados como aporte teórico conceitos de Sigmund Freud e de Melanie Klein. Buscou-se enfatizar a importância do diagnóstico diferencial em situações de perda por morte.

Biografia do Autor

Lauren Beltrão Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

Lauren Beltrão Gomes é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de
Santa Catarina (2004). Especialista em Saúde da Família/ Modalidade Residência
pela Universidade Regional de Blumenau (2007), com formação em Psicoterapia de
Orientação Psicanalítica pelo Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina
(2006). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011).
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista
CAPES).

Jadete Rodrigues Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

É graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul (1979), especialista em psicologia clínica, psicologia
hospitalar e em educação. Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina
(2007) e professora associada I na Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2015-11-15

Edição

Seção

Artigos