Gerenciamento de Impressão nas entrevistas de seleção: proposição de uma agenda de pesquisa

Autores

  • Maria Emília Barroso de Oliveira Araújo Universidade de Brasília
  • Ronaldo Pilati Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Entrevista. Seleção. Gerenciamento de impressão. Interview. Selection. Impression management.

Resumo

O presente estudo teórico tem como objetivo descrever a relação entre gerenciamento de impressão (GI) e a validade das entrevistas de seleção. A entrevista é uma das técnicas mais utilizadas em seleção de pessoal pelos psicólogos no Brasil, o que justifica a pertinência de analisá-la sistematicamente. A literatura especializada demonstra que quanto maior o efeito do GI na avaliação dos selecionadores, menor é a validade de critério da entrevista. O efeito do GI é analisado por meio da relação das táticas de autoapresentação utilizadas pelo candidato com o tipo de perguntas e o seu grau de estruturação. Esse efeito é influenciado também pelas variáveis socioculturais – como idade, status social, nível de educação – e por variáveis psicossociais, como o grau de automonitoramento e autoestima do indivíduo. Essa revisão permite propor temas de pesquisas para desenvolvimento de corpo teórico nacional mais robusto sobre a validade da entrevista em contexto de seleção de pessoal, no que diz respeito à utilização de táticas de GI.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos