O trabalho noturno e suas repercussões na saúde e na vida cotidiana de trabalhadores metalúrgicos do Vale do Paraíba do estado de São Paulo

Autores

  • Adriana Leônidas de Oliveira UNITAU - Taubaté - SP
  • Cristiana Mercadante Esper Berthoud
  • Ângelo Rovaris Begliomini
  • Raquel Gagliotti Coppola
  • Terezinha Chaves Rangel

Resumo

O trabalho noturno é tema de relevância na atualidade, devido à sua ampla aplicação, por razões técnicas, sociais e econômicas. Estudos têm demonstrado, entretanto, que essa organização temporal do trabalho pode ocasionar distúrbios na saúde e perturbações na vida familiar e social do indivíduo. Assim, esta pesquisa teve como objetivo proceder a uma análise qualitativa das repercussões do trabalho noturno na saúde e na vida cotidiana de trabalhadores metalúrgicos do Vale do Paraíba. Foi utilizado o delineamento de estudo de caso, com aplicação de entrevistas semi-estruturadas a sete participantes. Realizou-se análise qualitativa de conteúdo. Os resultados revelam a presença de distúrbios na saúde e na qualidade do sono do trabalhador, além de algumas perturbações na vida familiar e social, e no lazer. Constata-se a necessidade de planejamento de assistência e orientação preventiva à saúde física e mental do trabalhador, além de programas de assistência e orientação psicológica à família.

Biografia do Autor

Adriana Leônidas de Oliveira, UNITAU - Taubaté - SP

Graduação em Psicologia pela UNITAU (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC/SP (2000) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC/SP (2005). Atualmente é professor assistente doutor da UNITAU, lecionando no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional). É professor colaborador assistente II da UNIP.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-04-30

Edição

Seção

Artigos