Aprendizagem Relacionada ao Trabalho

Valéria Vieira de Moraes, Jairo Eduardo Borges-Andrade

Resumo


Entre todos os espaços da atividade humana, provavelmente aquele em que a demanda por mais e melhores resultados de aprendizagem se faz mais clara é o ambiente de trabalho. Vários autores apontam que essa
importância tende a continuar crescendo em função das mudanças em curso na própria organização do trabalho. Daí o interesse igualmente crescente por estudos que ajudem a melhor compreender o fenômeno
da aprendizagem nas organizações de trabalho. Esta revisão pretende apresentar um panorama dessa área promissora, marcada por origens epistemológicas bastante diversas, tendo como foco estudos que se
caracterizam por uma abordagem descritiva de processos individuais de aprendizagem no contexto organizacional. São discutidas as principais tipologias de aprendizagem presentes na literatura. A partir disso,
e tendo como base um modelo tridimensional de aprendizagem no trabalho, é sugerida uma tipologia de aprendizagem baseada em quem tem a iniciativa deliberada de indução da oportunidade de aprendizagem:
a organização, o indivíduo ou nenhum dos dois. Essa tipologia pretende oferecer uma base para o direcionamento dos esforços organizacionais e individuais de aprendizagem. Finalmente, são descritos alguns achados da pesquisa e feitas sugestões sobre o que ainda precisa ser feito.

Palavras-chave: aprendizagem relacionada ao trabalho, aprendizagem em organizações, aprendizagem informal.


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Rev. Psi: Org e Trab R. Eletr. Psico., ISSN 1984-6657, Brasília, Brasil.