Redes sociais informais: análise das redes de amizade, de informação e de confiança em incubadoras de base tecnológica no Recife
Autores
Helder Pontes Régis
Universidade Federal de Pernambuco
Antonio Virgílio Bittencourt Bastos
Sonia Maria Rodrigues Calado Dias
Resumo
Este estudo descreve como se estruturam as redes informais dos empresários participantes das incubadoras de empresas de base tecnológica do Recife. Trata-se de um estudo de caso, com uma amostra que reúne mais de 60% dos empresários das sete incubadoras de base tecnológica do Recife. Faz-se um corte epistemológico, ao limitar o estudo aos padrões de rede caracterizados por conteúdos específicos nela transacionados, a saber: as redes de amizade, de informação e de confiança. Para o mapeamento das redes, foi utilizado o software UCINET 6. Identificou-se que a rede de confiança é maior do que a rede de informação e que laços fortes de interação predominam no ambiente das incubadoras. Essas características não favorecem os processos de inovação, uma vez que as redes de laços fortes freqüentemente se fecham à entrada de informações novas. Os achados também mostraram que a construção da rede dos empresários incubados é baseada na diversidade de papéis.
Biografia do Autor
Helder Pontes Régis, Universidade Federal de Pernambuco
Possui Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade pela UFPB (1996). É Professor do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Faculdade Boa Viagem (MPGE) e Professor do Departamento de Estatística e Informática da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Administração de Empresas e Psicologia Organizacional, com ênfase em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação, mentoria, redes sociais, empreendedorismo e métodos quantitativos.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/3463466159292486