Configurações de poder organizacional e estilos de caráter

Autores

  • Maria das Graças Torres da Paz UnB - Brasília - DF
  • Ana Magnólia Bezerra Mendes UnB - Brasília - DF
  • Iannis Gabriel

Resumo

Contemplando diferentes níveis de análise e diferentes metodologias, o estudo tem por objetivo investigar as relações entre as configurações de poder organizacional - autocracia, missionária, instrumento partidário, sistema fechado e meritocracia - e os estilos de caráter narcisista, obsessivo, coletivista, individualista heróico e cívico, considerando o caráter como uma manifestação do comportamento organizacional, quando estabelecidas relações simbólicas entre o indivíduo e a organização, e o poder como a capacidade de afetar os resultados organizacionais. Realizado em duas etapas, o primeiro estudo tem por finalidade analisar as configurações citadas; usa a Escala de Configuração do Poder Organizacional aplicada em duzentos empregados de uma empresa, 15% da sua população, que compuseram a amostra estratificada. O segundo estudo usa entrevistas coletivas e semi-estruturadas para identificar os estilos de caráter predominantes na empresa, tendo participado 16 funcionários divididos em dois grupos - chefes e subordinados. De acordo com os resultados, os indivíduos percebem sua organização como Sistema Fechado, com forte coalizão interna, tendo padrões de comportamentos associados ao estilo de caráter coletivista, que prima pela coesão grupal e homogeneidade organizacional.

Biografia do Autor

Maria das Graças Torres da Paz, UnB - Brasília - DF

Graduação em Psicologia pela FAFIRE/UFPE (1973), mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia/UnB (1985) e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia/USP (1992). Atualmente é professor doutor da UCB e pesquisador associado da UnB.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Ana Magnólia Bezerra Mendes, UnB - Brasília - DF

Professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e do Trabalho e das Organizações - PSTO do Instituto de Psicologia da UnB. Pós-doutorado em Psicodinâmica e Clinica do Trabalho no CNAM, Paris, Doutorado em Psicologia pela UnB e sanduíche na Universidade de Bath, Inglaterra, mestrado e graduação em Psicologia. Pesquisadora do CNPq desde 1996. Coordenadora do GEPSAT.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos