Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e auto-avaliação de impacto do treinamento do trabalho

Autores

  • Gardênia da Silva Abbad UnB - Brasília - DF
  • Jairo Eduardo Borges-Andrade UnB - Brasília - DF
  • Lucia Henriques Sallorenzo UCB - Brasília - DF
  • Ana Lídia Gomes Gama UnB - Brasília - DF
  • Daniela Morandine

Resumo

Esta pesquisa investiga o relacionamento de variáveis de Suporte Organizacional, Suporte à Transferência de Treinamento e Características dos Treinandos com as variáveis-critério Reação, Aprendizagem e Impacto do Treinamento no Trabalho. A pesquisa abrangeu 2.907 participantes de 226 cursos oferecidos por uma organização pública. A aplicação da escala de 12 itens de Impacto ocorreu em duas ocasiões: após duas semanas e após três meses do treinamento. Análises de regressão múltipla stepwise mostraram que os escores dos treinandos no pré-teste, a qualidade do material instrucional, o cargo, a motivação para o treinamento e a natureza dos objetivos instrucionais explicam 5% da variabilidade dos pós-testes de Aprendizagem (R = 0,24). O desempenho do instrutor, a motivação, o pré-teste, a área do curso e o suporte gerencial explicam 60% da variabilidade de Reação (R = 0,76). Suporte psicossocial à transferência, Reação e motivação explicam 47% da variabilidade de Impacto do Treinamento (R = 0,69). Aprendizagem não está diretamente relacionada com Reação nem com Impacto. Características do treinamento influenciam Aprendizagem e Reação, mas não Impacto. O treinamento sozinho parece não ser capaz de produzir efeitos duradouros sobre o comportamento do participante porque a transferência de aprendizagem para o trabalho depende de contexto pós-treinamento.

Biografia do Autor

Gardênia da Silva Abbad, UnB - Brasília - DF

Graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela UnB. Realiza pesquisas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho com ênfase em Aprendizagem, Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho _ TD&E. É pesquisadora, bolsista de produtividade do CNPQ.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Jairo Eduardo Borges-Andrade, UnB - Brasília - DF

Graduação (1972) em Psicologia pela UnB e mestrado (1977) e doutorado (1979) em Sistemas Instrucionais pela Florida State University. Desde 1993, é professor titular da UnB, onde faz pesquisa, ensino e extensão em Psicologia Organizacional e do Trabalho. É coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações desta Universidade e presidente da ANPEPP.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Lucia Henriques Sallorenzo, UCB - Brasília - DF

Graduação em Psicologia, habilitação Bacharelado pela UnB (1995), graduação em Psicologia, habilitação Psicólogo pela UnB (1997) e mestrado em Psicologia pela UnB (2000). Atualmente é professor rtc da UCB.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Ana Lídia Gomes Gama, UnB - Brasília - DF

Graduação em Psicologia pela UnB (1993), graduação em Bacharelado em Psicologia pela UnB(1993) e mestrado em Psicologia pela UnB (1997). Atualmente é Psicóloga da UnB e Professor nível B1 do UNICEUB.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos